HCC

Hemopasso alerta para falta de sangue nos estoques de hospitais

14/11/2022

O Hospital de Caridade de Carazinho convida a população para doar sangue, um ato de amor e solidariedade. Para doar basta ter alguns pré-requisitos e fazer o agendamento prévio, pelo telefone (54) 99671-9867, no Hemopasso em Passo Fundo

Doar sangue é um ato de solidariedade, cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. O Hospital de Caridade de Carazinho, através da Agência Transfusional, utiliza o sangue doado para as demandas clínicas, cirúrgicas, ambulatoriais e de urgência. A coleta é realizada pelo Hemopasso de Passo Fundo e enviada ao HCC conforme demanda. Neste sentido, nesta semana, o Hemopasso comunicou a Instituição de Saúde que os estoques estão abaixo do ideal. Segundo a equipe, precisa-se de doadores com urgência, para as demandas de plaquetas e plasma, pois os estoques estão praticamente vazios.

O Hospital de Caridade de Carazinho convida a população para doar sangue, um ato de amor e solidariedade. Para doar basta ter alguns pré-requisitos e fazer o agendamento prévio, pelo telefone (54) 99671-9867, no Hemopasso em Passo Fundo. Para maiores informações contate a Agência Transfusional do HCC pelo telefone (54) 3329 9898, ramal 251.

Segundo a enfermeira, Giane Lavigne, responsável pela Agência Tranfusional do HCC, essa redução dos estoques gera preocupação, não só por parte do setor, mas também por todos que possam vir necessitar este serviço. “O objetivo é de regularizar os estoques, sendo um ato de puro amor realizado pelos doadores. O sangue não tem substituto e, por isso, a doação voluntária é fundamental. Uma simples doação pode salvar muitas vidas. Toda pessoa em boas condições de saúde, após passar pela triagem realizada por um enfermeiro, pode doar sem qualquer risco ou prejuízo à sua saúde”, diz.

O Hospital de Caridade de Carazinho realizou uma campanha de doação de sangue, em parceria com o Hemopasso e com a Secretaria Municipal de Saúde de Carazinho. Durante todo o dia, foram coletadas 98 bolsas de sangue. Essa ação foi realizada após mais de dois anos de Pandemia, onde o ônibus que realiza as coletas não podia vir à Carazinho. Lembrando que o intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

O objetivo é que a ação aconteça com mais frequência, uma vez que, essa foi a primeira coleta após o período de Pandemia. Mesmo assim, com a alta demanda da Agência Transfusional, precisa-se que os doadores continuem praticando esse ato de solidariedade. “A campanha de doação de sangue realizada aqui no HCC no mês de outubro, demonstrou todo o empenho da comunidade para realizar este gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que necessitam pelos mais diversos tratamentos, inclusive no nosso hospital. Pedimos agora, novamente, para que aqueles que puderem realizar a doação, se dirigiam ao Hemopasso e continuem nos ajudando a salvar vidas”, explica a gerente Aline.

 

 


Siga-nos!