HCC

Dia Mundial da Saúde: viva de forma mais saudável

07/04/2022

Profissionais da equipe multiprofissional do HCC trazem dicas para melhorar a qualidade de vida e manter o bem estar social e mental

A promoção da saúde como forma de melhorar a qualidade de vida é um conceito que vem conquistando espaço cada vez maior entre as preocupações das pessoas. A importância do tema ganhou projeção internacional a ponto de, a partir de 1950, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definir o 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o objetivo da data é garantir o melhor nível de saúde para as pessoas em todo o mundo, através da divulgação de temas importantes para a sociedade e que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida. O conceito de saúde definido pela OMS é amplo e não se restringe apenas a ausência de enfermidades, sendo: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”.

Neste sentido, o Hospital de Caridade de Carazinho, o qual tem como norte “cuidar com carinho da sua vida”, também busca proporcionar melhor qualidade de vida para seus pacientes e aqueles que de alguma forma estão inseridos no contexto hospitalar, seja como familiares, acompanhantes e inclusive seus colaboradores.

Neste Dia Mundial da Saúde, alguns profissionais da equipe multiprofissional do HCC trazem dicas para que a população tenha uma qualidade de vida melhor. Confira:

Alimentação viável e prazerosa – Nutricionista Anelise Kayser

Muito além de nutrir o corpo e ser responsável pela saúde física, a alimentação equilibrada contribui para diminuição do estresse, melhora do humor, adequado funcionamento intestinal, controle do peso, aumento do desempenho e rendimento das atividades diárias. Uma rotina alimentar direcionada aos excessos, pode ocasionar uma série de prejuízos para a saúde, como por exemplo, algumas doenças silenciosas: diabetes e hipertensão arterial.

Para ter uma vida mais saudável não é necessário manter-se de dieta e privações, para isso, procure um profissional que possa auxiliar no equilíbrio da sua alimentação, adequando suas necessidades, preferências e tornando a vida saudável uma rotina viável e prazerosa.

Procure sempre ingerir fibras junto das refeições como: verduras, frutas, saladas, grãos integrais como aveia e linhaça. Beba bastante água. Diminua o consumo de alimentos industrializados ricos em açúcar e sal.

Exercícios Físicos e seus diversos benefícios – Fisioterapeuta Aline Ertel Ribeiro

A prática de atividade física é essencial para melhorarmos nossa qualidade de vida. Muito além da questão estética, praticar exercícios físicos com regularidade traz diversos benefícios para a nossa saúde física e mental. Ajuda prevenir uma série de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, diversas doenças cardíacas e até mesmo alguns tipos de câncer.

Para começar essa mudança de hábito em sua vida é importante que você procure uma modalidade que você goste de praticar, para que não seja apenas uma obrigação, procure se exercitar com algum amigo e prefira atividades que envolvam mais pessoa. Aos poucos o corpo vai se acostumando com a nova rotina e você sentirá os inúmeros benefícios dessa prática, além de ter uma vida mais saudável e equilibrada.

Saúde Mental e Autocuidado – Psicólogo Clínico Marcelo Graciano

Todos nós temos o conhecimento da importância e os benefícios que o cuidado com a nossa saúde pode nos proporcionar no decorrer de nossa vida. Entre esses cuidados sempre é importante lembrar e reservar um tempo para o cuidado da nossa Saúde emocional que está interligada a nossa saúde física.

Ter esse cuidado com a nossa saúde mental nos proporciona melhor autoconhecimento, qualidade de vida, satisfação pessoal e autocuidado. Nos auxilia no gerenciamento de situações estressante que pode ocorrer no dia – a – dia e também nos possibilita ter um tempo somente para nós, para nos perceber e nos cuidar. Assim conseguiremos conhecer as nossas capacidades para alcançar as nossas metas e desconstruir alguns obstáculos. Diante disso, lembre-se da importância de preservar e cuidar da sua mente, busque realizar atividades prazerosas diariamente e conviver com perto de pessoas que são importante para você.

Reserve um tempinho para você mesmo, assim conseguirá refletir e reconhecer o que realmente não está “funcionado”.  Encontre canais para expressar seus sentimentos: permita-se chorar e sorrir, assistindo a um filme, conversando com amigos e familiares, brincando como uma criança. Reserve um tempo apenas para você, sem se sentir egoísta por estar fazendo isso.  Pratique esporte, uma caminhada, medite, contemple a natureza, brinque com seu animal de estimação, tome um banho prolongado e relaxante, se você gosta de ouvir música aproveita, aumente o som e dance até mesmo sozinho. Tente ir para a cama mais cedo, é importante manter o descanso em dia pois assim conseguirá manter um equilíbrio entre o corpo e a mente.

Chaves para uma velhice longa e funcional – Clínico Geral e Geriatra Dr. Laudelino Lucas

A expectativa de vida do brasileiro vem aumentando, isso se deve ao avanço da medicina que resulta em diagnósticos precoces e tratamentos mais efetivos. Mas, além de alcançar uma idade mais longeva o que todos desejam é ter uma boa saúde. É possível chegar aos noventa anos de forma sadia, caminhando sem dificuldades, fazendo compras, dirigindo o próprio carro?

A resposta é sim!

Hábitos saudáveis como tomar banho de sol, ingerir água adequadamente, por mais simples que pareçam, podem melhorar muito a qualidade dos ossos, dos rins, da pele e evitar doenças como osteoporose e dores de cabeça. A caminhada é importante para se manter ativo na velhice, além de melhorar a qualidade dos ossos, aumenta o tônus muscular, aumenta a imunidade e diminui os riscos de doenças cardiovasculares, levando a um risco de quedas, infartos e derrames. Cuidar da saúde mental, tratar a depressão e ansiedade, se dedicar a leitura e estar engajado socialmente reduz o risco das Demências (ou Transtorno Cognitivo Maior), como a doença de Alzheimer, manter a hipertensão e o diabetes controlados também diminuem as chances.

Resumindo, hábitos saudáveis como, beber mais água, fazer exercícios físicos, ser ativo na sociedade e controlar as doenças, são as chaves para ter uma velhice longa e funcional.


Siga-nos!