HCC

EQUIMEP: profissionais do HCC realizam treinamentos sobre prevenção e tratamento de lesões de pele agudas e crônicas

29/12/2021

Com o objetivo de qualificar a assistência de enfermagem, os profissionais do Hospital de Caridade de Carazinho realizaram a capacitação e atualização sobre tecnologias na prevenção e tratamento de lesões de pele agudas e crônicas.

Com o objetivo de qualificar a assistência de enfermagem, os profissionais do Hospital de Caridade de Carazinho realizaram a capacitação e atualização sobre tecnologias na prevenção e tratamento de lesões de pele agudas e crônicas. O treinamento foi realizado pela representante da empresa Coloplast, enfermeira Bruna Nunes e aconteceu no Salão Nobre da Instituição.

O Hospital de Caridade de Carazinho conta com a Equipe Multiprofissional Especializada em Lesões de Pele (EQUIMEP), um serviço que tem como responsáveis enfermeiros, nutricionista e farmacêutica, tendo por finalidade prestar cuidados de forma integral e holística aos pacientes internados garantindo promoção, proteção, recuperação, reabilitação e manutenção dos problemas relacionados com a pele.

Segundo a gerente assistencial, Aline Vanessa de Ávila, a capacitação dos profissionais tem o objetivo de proporcionar cada vez mais a segurança do paciente aliado ao cuidado de maneira prática e eficiente. “A EQUIMEP trabalha diretamente na avaliação, através do cuidado multiprofissional, utilizando desde a proteção e tratamento da pele evitando complicações que podem desencadear lesões de maior categoria, devido a fricção e umidade da pele, aumentando o tempo de permanência hospitalar, gerando risco ao paciente e a utilização de outros produtos para a recuperação da pele", explica.

A enfermeira Bruna, responsável pelo treinamento, ressalta que o treinamento dá suporte a equipe para melhorar as avaliações dos pacientes que necessitam desse serviço, para que possam identificar em qual fase está a lesão e o que é necessário para que ela não evolua. “Com uma avaliação adequada e completa se faz orientações mais certeiras e uma escolha correta da cobertura a ser utilizada. As coberturas especiais tem como benefício a diminuição do tempo de tratamento da lesão, pois mantém o meio ideal para a cicatrização”, explica.


Siga-nos!