HCC

Maternidade do HCC volta a ter acompanhamentos de doulas e fotógrafos habilitados

09/07/2021

Os profissionais que desejam realizar esses serviços, devem participar de um treinamento realizado pela equipe do Hospital de Caridade de Carazinho, seguindo rígidos padrões de cuidados, como por exemplo, os que se enquadram no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

Em virtude da Pandemia do Coronavírus (Covid-19), visando evitar a ocorrência da doença em pacientes e colaboradores e seguindo as orientações do Ministério da Saúde, o Hospital de Caridade de Carazinho realizou algumas ações dentro das normas sanitárias para a Maternidade, sendo suspensos alguns serviços, como por exemplo, o parto com acompanhamento de doulas e fotógrafos habilitados previamente.

Na próxima segunda-feira (12), essas atividades poderão retornar devido à diminuição dos números no município de Carazinho e nas internações por Covid-19 no HCC. “A proposta de cuidado exercido por esses profissionais se baseia na humanização, que inclui suporte emocional, informações sobre a gestação e trabalho de parto, atuando nas medidas de conforto e apoio para a esse momento tão esperado, também oferecendo o apoio na amamentação”, explica a gerente assistencial, Aline Vanessa de Ávila.

Os profissionais que desejam realizar esses serviços, devem participar de um treinamento realizado pela equipe do Hospital de Caridade de Carazinho, seguindo rígidos padrões de cuidados, como por exemplo, os que se enquadram no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

Na quarta-feira (8), a terapeuta naturopata e integrativa, Isa Maria Machado, esteve participando de uma reunião com a equipe Administrativa no HCC, o administrador Felipe Sohne, gerente institucional Larrisa Rosa Giacomelli e gerente assistencial Aline Vanessa de Ávila. Na oportunidade ela salientou que há cerca de 2 anos, se percebeu a necessidade e a demanda de um "olhar" mais sensível em relação às gestantes que procuram atendimento em seu espaço e decidiu procurar o Hospital. “Fomos muito bem recebidas pela Instituição e percebemos que já havia um movimento nesse sentido sendo feito, porém, infelizmente a Pandemia protelou esse projeto lindo que agora novamente está tomando forma. Minha ideia é colocar à disposição da comunidade, juntamente com a equipe do HCC, o acesso a todas as famílias que assim desejarem, o atendimento às terapias naturais cada vez mais presentes e necessárias nas nossas vidas, assim como o acompanhamento de doulas capacitadas para realizar o atendimento pré e durante o parto”, concluiu Isa.

Ainda poderão voltar a ser realizados os serviços de fotografia por profissionais habilitados. Para mais informações entrar em contato com a Maternidade pelo telefone (54) 3329-9898.

Maternidade HCC

A Maternidade (Posto 2) conta com 17 leitos de internação, centro obstétrico, sala de exames, dois espaços de observação e local específico de acolhimento ao Recém Nascido. Na unidade, a atenção aos pacientes inicia antes do parto, com a transmissão de orientações às mães e seus acompanhantes, com o preparo da gestante para os dois tipos de parto (normal e cesariana) e cuidados especiais para diminuição da dor. Esses cuidados são realizados por uma equipe de enfermagem capacitada, sob orientação profissional da Enfermeira Obstétrica responsável pela parte assistencial e gestão dos cuidados. Além disso, quando necessário a maternidade dispõe de equipe multiprofissional contando com psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, entre outros.

Após o parto, essa assistência se estende também para o recém-nascido, através da identificação dos sinais que indicam dor, da realização de tratamentos específicos em casos especiais e do auxílio no processo de amamentação e na higiene. “Para o melhor atendimento das nossas pacientes, pensamos em como trazer um ambiente confortável e humanizado. Sabemos que a Pandemia trouxe muitos medos e receios, e o suporte desses profissionais, que acrescentam, será muito importante”, conclui a enfermeira obstétrica, Érica Kimura Nunes.


Siga-nos!