HCC

Covid-19 é tema da 27ª SIPAT

09/12/2020

Houveram palestras online com o médico do trabalho Doutor Carlos Roberto Muneroli e com o psicólogo clínico Marcelo Graciano, além de atividades nos setores sobre a importância da lavagem correta das mãos e da paramentação, com a enfermeira do controle de infecção hospitalar do HCC Inara Camara da Cruz.

Promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital de Caridade de Carazinho, a 27ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) aconteceu de 30 de novembro até 04 de dezembro, com o objetivo de orientar e conscientizar os colaboradores da instituição de saúde sobre a importância dos cuidados, da atenção e das medidas de segurança, a fim de evitar acidentes e doenças no ambiente de trabalho, com ênfase na Covid-19.

A abertura foi no dia 30 de novembro, onde os membros da CIPA realizaram visitas aos setores divulgando a programação da semana. Na terça-feira (01), de forma online aconteceu a palestra do médico do trabalho Doutor Carlos Roberto Muneroli, com o tema: “Covid-19: prevenção, cuidados, diagnósticos e estatísticas”.

Muneroli explanou sobre o tema de forma ampla e detalhada, salientando a importância da prevenção, com o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social. Falou sobre as fases da doença e que o quanto antes ela for detectada mais efetivo é o tratamento. “Ao contrário do que se dizia no começo da Pandemia, é preciso procurar os serviços de saúde o quanto antes para que sejam monitoradas as fases da Covid-19”, disse Muneroli.

Para falar sobre a importância dos EPIs e a lavagem de mãos e da paramentação, a enfermeira  do controle de  infecção hospitalar do HCC Inara Camara da Cruz, juntamente com membros da CIPA, passaram nos setores, durante a quarta-feira (02). Essa atividade também pode ser assistida online. Na oportunidade foi realizado um momento onde os colaboradores puderam usar um aparelho de luz ultravioleta, a qual mostrou como os germes se espalham pelas mãos através de um reagente. “Lavar as mãos de forma adequada ajuda a reduzir os casos de infecções, sendo uma das principais medidas de prevenção da propagação da Covid-19”, explica Inara.

Na quinta-feira (03) ficou disponível para acesso a palestra do psicólogo clínico Marcelo Graciano, com o tema: Saúde emocional em tempos de Pandemia. “Nossa saúde mental é infinitamente importante. Nossa mente está conectada com todos os nossos órgãos. Se a nossa mente está saudável, nosso corpo também está. Já a motivação é o nosso motor interno”, disse Marcelo. Ele ainda deu dicas de como trabalhar o emocional em tempos de Pandemia, para que as pessoas se sintam bem com elas mesmas e ressaltou a importância de não esquecer a saúde emocional nesse período.

O encerramento, aconteceu no Salão Nobre do HCC, na sexta-feira (04), onde a psicóloga Camila Jacoby falou sobre a importância dos cuidados dentro da instituição e de como isso impacta na vida das famílias dos colaboradores. Na oportunidade o presidente da CIPA, Estevão Bennemann, ressaltou que este ano a SIPAT se deparou com um grande desafio, que foi realizar um evento de grande importância no atual cenário de distanciamento social imposto pela pandemia.

“Depois de diversas ideias e sugestões decidimos realizar o evento de forma online, onde foi abordando temas envolvendo a Covid-19, higiene de mãos com paramentação e saúde emocional. Para nós, Cipeiros, é de suma importância a segurança dos colaboradores, todas as atividades propostas foram pensadas e realizadas com o único objetivo de orientar e promover o bem-estar dos colaboradores”, finaliza Estevão.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A CIPA ou Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é uma exigência do Ministério do Trabalho e tem por objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível e permanente a atuação com a prevenção da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

É constituída por um grupo de pessoas que se interessam e trabalham por objetivos comuns. Tanto os empregados como os empregadores, representados nesta comissão, procuram, basicamente, a eliminação ou redução das causas de acidentes e doenças do trabalho. Entre as ações desenvolvidas pela comissão, está a realização anual da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).


Siga-nos!