HCC

Gestão compartilhada garante mais leitos de UTI Covid-19

08/05/2020

Por meio de um esforço conjunto, foram montados, no HCC, seis novos leitos de UTI destinados a pacientes de Covid-19. Para estruturar esses leitos, foram utilizados equipamentos do próprio hospital, além de outros adquiridos e cedidos pelo município

Preocupados com o panorama regional da pandemia do novo coronavírus, especialmente, no que se refere à disponibilidade de leitos do UTI exclusivos para o atendimento dos casos de Covid-19, a direção do Hospital de Caridade de Carazinho e o executivo municipal traçaram um plano de ações que visa garantir o melhor atendimento à comunidade.

Por meio de um esforço conjunto, foram montados, no HCC, seis novos leitos de UTI destinados a pacientes de Covid-19. Para estruturar esses leitos, foram utilizados equipamentos do próprio hospital, além de outros adquiridos e cedidos pelo município. “Os quatro respiradores adquiridos pelo município e disponibilizados ao HCC, aliados a outros três alocados na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, garantirão uma boa situação de atendimento à população que apresentar sintomas mais graves da doença”, afirma o prefeito Milton Schmitz.

Os novos leitos estão instalados na ala de isolamento, preparada, exclusivamente, para o atendimento dos casos suspeitos ou confirmados da doença.

Na quinta-feira (07), a montagem da estrutura foi tema de uma reunião que envolveu a direção do HCC e o prefeito de Carazinho. Na ocasião, o presidente do HCC, Jocélio Cunha, ressaltou que o objetivo desses leitos é garantir o atendimento aos pacientes, em caso de esgotamento dos leitos de UTI no hospital de referência.

O fluxo estabelecido pelo Estado do Rio Grande do Sul, relacionado ao atendimento dos casos de Covid-19, prevê que os pacientes que chegam ao HCC com sintomas graves, que levem à necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva, sejam encaminhados ao hospital de referência em Passo Fundo, que possui UTI exclusiva para o atendimento dos casos de coronavírus. Os leitos montados no HCC serão, portanto, utilizados caso não haja vagas nas UTIs desse hospital de referência.

Enquanto isso, o município segue aguardando a destinação, pelo Ministério da Saúde, de outros nove leitos para UTI. O Hospital de Caridade está habilitado, dentro do plano de contingência estadual a receber esses leitos.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Carazinho


Siga-nos!