HCC

HCC cria ponto externo de triagem para atendimento aos pacientes com sintomas gripais ou respiratórios

31/03/2020

Com o apoio do 38 Batalhão da Brigada Militar e do SEST SENAT de Carazinho, foi montada uma tenda em frente ao Serviço de Emergência do HCC, que está sendo utilizada como um ponto externo de triagem.

Desde a última semana, o sistema de acolhimento e classificação de risco do Serviço de Emergência do Hospital de Caridade de Carazinho foi modificado, com o intuito de qualificar o atendimento à comunidade, garantindo maior segurança aos profissionais de saúde e aos pacientes internados.

Com o apoio do 38 Batalhão da Brigada Militar e do SEST SENAT de Carazinho, foi montada uma tenda em frente ao Serviço de Emergência do HCC, que está sendo utilizada como um ponto externo de triagem. Ou seja, ao procurar atendimento com sintomas gripais ou respiratórios, o paciente é acolhido nesta tenda, avaliado por uma equipe composta por técnica de enfermagem, enfermeira e médico, e, em seguida, direcionado conforme determina o protocolo.

Levando em conta o exame clínico, os sintomas apresentados e seu histórico de comorbidades, o paciente pode ser orientado a permanecer em isolamento domiciliar, realizando o tratamento em casa; ou ser direcionado a um setor específico do hospital, para uma melhor avaliação, uso de medicamentos ou internação. Considerando os critérios descritos no protocolo, ainda, o caso pode ser descartado para COVID-19.

O serviço de triagem externa acontece das 7h da manhã às 19h da noite, todos os dias da semana. Os pacientes que não apresentam sintomas gripais ou respiratórios, não passam por essa triagem externa, devendo dirigir-se diretamente à recepção da Emergência para atendimento.   

Agradecimento:

O HCC agradece ao 27º Grupo de Artilharia de Campanha, de Ijuí, que realizou o empréstimo da tenda; à prefeitura de Carazinho, que viabilizou esse empréstimo, através de ofício; e à TW Transportes, que disponibilizou o caminhão e o motorista para o transporte da tenda.


Siga-nos!