HCC

COMUNICADO

20/03/2020

Orientações referentes ao COVID-19.

O Hospital de Caridade de Carazinho vem a público informar que, juntamente com o Município de Carazinho, a Secretaria Municipal de Saúde, além da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, mantém PLANO DE CONTINGÊNCIA MUNICIPAL, que é diariamente revisado pelas autoridades e técnicos em saúde, a fim de mantê-lo atualizado, para que todos os serviços de saúde municipais estejam preparados para atender os casos suspeitos e/ou confirmados de COVID19. 

Informamos ainda, que estamos seguindo irrestritamente, também, as orientações da OMS – Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

Os profissionais estão TODOS tecnicamente PREPARADOS para atender a TODOS os casos de COVID19, independentemente da gravidade. Já há estrutura física e de equipamentos pronta para atender possíveis casos da doença. 

É necessário que a população cumpra a ordem e local de atendimento abaixo informados, para que seja possível que, de forma célere e eficaz, cada um dos pacientes seja atendido. 

Na maioria dos casos, os sintomas se resolverão espontaneamente. Os sintomas são coriza, febre baixa, tosse, indisposição. Nesses casos, a adoção e estrito cumprimento de isolamento domiciliar, repouso e hidratação são o melhor tratamento. Preferencialmente, fiquem em casa e busque orientação pelo aplicativo “Coronavírus SUS” ou ligue 136.

Orienta-se que busque atendimento na UPA aquele paciente que apresentar sintomatologia de gripe (coriza, obstrução nasal, tosse) e que:

- Seja idoso ou

- Portador de doença crônica ou

- Apresentar falta de ar ou

- Febre alta persistente ou

- Dor ventilatório dependente ou

- Piora progressiva do estado geral

Os casos clínicos, não relacionados à infecção respiratória, devem buscar atendimento na ESF Operária, que terá plantão de 12h a partir de segunda-feira (23). 

O atendimento no HCC será direcionando aos casos de emergência trazidos pelo SAMU ou encaminhados pela UPA e ESF Operária.

Dicas:

- Lave as mãos com água e sabão diversas vezes ao dia por no mínimo 20 segundos;

- Na impossibilidade de lavar as mãos com água e sabão, faça uso de álcool gel 70%;

- Não toque em seu rosto, principalmente nas mucosas (boca, olho e nariz) sem as mãos estarem higienizadas;

- Evite sair de casa, somente se necessário;

- Higienize objetos, roupas e materiais;

- Se estiver com sintomas respiratórios procure imediatamente o serviço de saúde adequado.

 Aproveitamos para informar a suspensão de todos os procedimentos eletivos.

 


Siga-nos!