HCC

Programa de Residência Médica do HCC formará sua quarta turma

14/02/2020

Em 2020, três profissionais médicos irão concluir a especialização: o Dr. Diego Florencio Lima, o Dr. Laudelino Lucas Santos da Apresentação e o Dr. Eduardo Henrique Santos Martins. Todos iniciaram a residência em 2018 e, desde então, vivenciam intensamente as rotinas do hospital, nos mais diversos setores.

O Hospital de Caridade de Carazinho irá formar, no dia 20 de fevereiro, a quarta turma do Programa de Residência Médica em Clínica Médica, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Passo Fundo.

Neste ano, três profissionais médicos irão concluir a especialização: o Dr. Diego Florencio Lima, o Dr. Laudelino Lucas Santos da Apresentação e o Dr. Eduardo Henrique Santos Martins – que não realizará a cerimônia formatura. Todos iniciaram a residência em 2018 e, desde então, vivenciam intensamente as rotinas do hospital, nos mais diversos setores.

De acordo com Laudelino, o sentimento é de alegria e satisfação. “Há dois anos, chegamos aqui com muitas expectativas e, hoje, estamos com a sensação de dever cumprido, por termos alcançado o que nos propomos, que é crescer como médico. Aqui, consegui me desenvolver em diversos aspectos, como a questão da segurança, a técnica e a tomada de decisões. Compreendemos que a qualificação profissional é muito importante, mas, a parte humana da Medicina, que inclui a conversa e o cuidado, é também essencial”, salienta.

Já para Diego, a conclusão dessa etapa representa o início de um nova fase em sua carreira. “É uma sensação muito boa saber que consegui superar todos os problemas no caminho, consegui concluir o curso e, agora, posso seguir para um novo ciclo”, destaca.

Eduardo, por sua vez, enaltece o aprendizado adquirido no decorrer da especialização. “Foi uma experiência muito produtiva, pois a equipe médica e todos os profissionais nos acolheram muito bem. Tivemos a oportunidade de exercitar diversas especialidades e áreas da Medicina, que, em outras instituições, teríamos menos contato”, comenta, ressaltando sua felicidade em poder contribuir para o bem-estar dos pacientes. “Em nossa profissão, todo o dia é importante, pois estamos lidando com vidas. Às vezes, acontecem as perdas, mas quando temos os ganhos, quando vemos um paciente que chegou muito mal se recuperar, é muito gratificante. São nesses momentos que percebemos que estamos fazendo o certo”, afirma.

Solenidade de formatura:

A solenidade de formatura da quarta turma do Programa de Residência Médica em Clínica Médica do HCC acontecerá no Salão de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Carazinho – ACIC e terá início às 19h 30min. Após a cerimônia, será oferecido um jantar por adesão, ao valor de R$60,00. O convite pode ser adquirido na Administração do Hospital, com a Sra. Ana Paula Sattler - contato pelo fone (54) 3329-9899 ou pelo e-mail secadm@hcc.org.br.

Sobre o Programa de Residência Médica:

Modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos graduados, o Programa de Residência Médica do HCC iniciou em 2015 e conta, atualmente, com outros dois residentes, também na especialidade de Clínica Médica. Além disso, mais três profissionais foram aprovados no processo seletivo e irão iniciar a especialização em 2020.

Através da iniciativa, portanto, o HCC disponibiliza o seu campo de prática para que residentes aperfeiçoem seus conhecimentos, com a preceptoria dos médicos do seu corpo clínico. Durante dois anos, então, eles cumprem uma jornada de 60 horas semanais no hospital, realizando atividades diversas, em todos os setores.

Atividades de ensino do HCC beneficiam a comunidade

As parcerias que o HCC mantém com as instituições de ensino de Carazinho e região visam proporcionar à comunidade um atendimento cada vez mais qualificado, através da capacitação da equipe hospitalar e do aumento do quadro de profissionais. 

Por isso, o objetivo da instituição é fortalecer e expandir suas atividades de ensino e formação, a fim de que se consolide como uma referência regional na área da saúde. Entre os projetos em desenvolvimento, está a implantação de uma nova especialização de residência médica em Cirurgia Geral, já aprovada pelos órgãos competentes.


Siga-nos!