HCC

HCC participa de reunião sobre o Coronavírus e deve elaborar plano de contingência

13/02/2020

Orientados pela 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, 62 municípios deverão elaborar um plano como método de precaução a doença.

Representantes do Hospital de Caridade de Carazinho participaram na manhã desta quinta-feira (13), no Campus II da Universidade de Passo Fundo, de uma reunião a convite da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), onde foram apresentadas as orientações gerais e o plano estadual de ação contra o Coronavírus.

Durante o evento, o grupo formado pelo Diretor Técnico do HCC, Dr. Darlan Lara, a enfermeira Emanuela Serafini Negri, e a técnica em enfermagem Cristina Napp, integrante da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), receberam, também, informações sobre o vírus e recomendações sobre o combate.

Como método de precaução, ajustou-se durante a reunião que os 62 municípios presentes deverão apresentar em 10 dias um plano de contingência alinhado ao do Estado do Rio Grande do Sul e apresentar para a 6ª CRS. “Iremos nos reunir com a Secretaria Municipal de Saúde e definir qual será e como funcionará esse plano”, explicou a enfermeira Emanuela.

Ainda, de acordo com a enfermeira, é importante estar atento às novidades, visto que mais informações são descobertas diariamente. “Precisamos ficar prontos, saber cada dia mais sobre o assunto. Por enquanto, não temos nenhum caso confirmado no Brasil, apenas suspeitas que estão sendo descartados. Mas, essa situação pode mudar de um dia para o outro”, afirmou Emanuela.

O Diretor Técnico do HCC, aponta, também, que a situação hoje no estado é de tranquilidade. “O que necessitamos é monitorar os casos suspeitos, e ter um grande cuidado. É importante lembrar, ainda, que, apenas quem esteve na China ou teve contato com alguém que voltou de lá recentemente, é considerado suspeito. Precisamos lidar com prudência com a situação”, apontou Dr. Darlan.


Siga-nos!