HCC

Estágios curriculares em Ginecologia e Obstetrícia iniciam em fevereiro

30/01/2020

Iniciativa integra as atividades de ensino desenvolvidas em parceria com a Faculdade de Medicina da UPF.

Desde 2011, o Hospital de Caridade de Carazinho é parceiro da Universidade de Passo Fundo no processo de formação dos acadêmicos de Medicina. Essa relação - que iniciou com a oferta de estágios extracurriculares - se fortaleceu rapidamente, de modo que, em 2015, os concluintes do curso passaram a realizar, no HCC, os estágios curriculares nas especialidades de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Devido à satisfação dos estudante quanto ao cenário de prática disponibilizado pelo hospital, neste semestre letivo, essa parceria será ampliada, com a oferta de estágios curriculares na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia.

Assim como já acontece na Clínica Médica e na Cirurgia Geral, os doutorandos permanecerão no hospital no sistema de internato médico, durante duas semanas. Nesse período, orientados e supervisionados por médicos preceptores, eles irão vivenciar as rotinas hospitalares que envolvem a área da Ginecologia e Obstetrícia, auxiliando em diferentes procedimentos.

Para alinhar o início das atividades do estágio – previsto para 10 de fevereiro -, nesta quinta-feira (30), a direção do HCC esteve reunida com o diretor da Faculdade de Medicina da UPF, Dr. Paulo Roberto Reichert, e com o coordenador do curso de Medicina da UPF, Dr. José Ivo Scherer.

Na ocasião, o presidente do hospital, Jocélio Cunha, reafirmou o desejo de expandir, cada vez mais, a parceria com a universidade. “Ampliar as atividades de ensino é também ampliar a qualidade de nossos serviços, pois o contato com os estudantes motiva busca constante pela atualização de conhecimentos e, consequentemente, pela melhoria do atendimento. Por isso, o HCC é sim parceiro da UPF nesse novo projeto”, ressaltou.

O diretor da Faculdade de Medicina, Dr. Paulo Roberto Reichert, do mesmo modo, enalteceu a importante relação entre as instituições, ressaltando as avaliações positivas que os estudantes fazem da experiência que vivenciam no HCC.  

Importância das atividades de ensino

Para o chefe da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia do HCC, Dr. Jeser Savoldi, a presença dos acadêmicos no ambiente hospitalar contribui para a qualificação dos profissionais que atuam na instituição. “A vinda dos alunos da UPF ao HCC, especificamente na área de Ginecologia e obstetrícia, é um passo importante para a área. Se por um lado os estudantes de Medicina chegam ávidos por aprendizado e curiosos para uma vivência em um hospital fora de Passo Fundo, com realidade e demanda diferentes das que estão habituados, por outro lado, nós, como profissionais da instituição, assumimos um compromisso com o universo acadêmico, um compromisso com o ensino médico, mantendo um corpo de profissionais preparados e atualizados para que possamos entregar ao aluno uma boa experiência em sua formação”, enfatiza.


Siga-nos!