HCC

HCC comemora 85 anos de história

27/01/2020

Aniversário da instituição de saúde é celebrado nesta segunda-feira, 27 de janeiro.

O Hospital de Caridade de Carazinho comemora, nesta segunda-feira, 27 de janeiro, 85 anos de fundação. Apesar de sua história ultrapassar oito décadas, a instituição de saúde está em constante crescimento, tendo como foco a inovação e a busca por melhorias em todos os setores - viabilizadas por um trabalho de gestão competente e comprometido.

Os últimos 10 anos, por exemplo, foram marcados por uma série de investimentos, que consolidaram o HCC como um dos principais hospitais do interior gaúcho. A modernização da estrutura física é vista e elogiada por toda a comunidade regional, afinal, as obras de reforma e ampliação englobaram do telhado ao subsolo e beneficiaram a todos os pacientes, sejam eles particulares ou usuários do Sistema Único de Saúde - SUS.    

De acordo com o presidente do HCC, Jocélio Cunha, entre esses investimentos, destacam-se as reformas em mais de 50 acomodações - viabilizadas com apoio de parlamentares, empresas privadas, entidades e pessoas físicas do município e da região -, a troca de todo o telhado, a pintura externa do prédio, as melhorias nos setores de Oncologia e Emergência e, mais recentemente, a reforma integral da unidade de internação destinada a pacientes do SUS.

Ele destaca, ainda, a construção da nova Unidade de Terapia Intensiva, em execução. “A nova UTI do HCC terá capacidade para 10 leitos de internação, 43% a mais que a unidade atual, e seguirá modernos padrões de excelência, dispondo de equipamentos de última geração. Após a conclusão das obras, portanto, a comunidade regional terá a sua disposição uma das mais modernas e bem equipadas UTIs do Estado Rio Grande do Sul”, explica presidente.

Além de qualificar sua estrutura física, a instituição preocupa-se com a atualização tecnológica, através da aquisição de equipamentos que permitem a realização de novas técnicas e tratamentos médicos e, do mesmo modo, contribuem para a melhoria do trabalho desenvolvido em setores que integram conjunto hospitalar. Setores como Centro Cirúrgico, UTI, diagnóstico, lavanderia, nutrição, farmácia e tecnologia receberam novos equipamentos nos últimos anos. 

Parceria com as universidades

Também com o intuito de consolidar-se como um centro de referência regional no âmbito da saúde, por meio da conquista do status de Hospital Escola, o HCC firmou, ao longo dos anos, parcerias importantes com instituições de ensino do município e da região. O fortalecimento dessas relações viabilizaram a implantação do programa de Residência Médica e dos estágios curriculares para estudantes de Medicina e de outros cursos de graduação.

Para o presidente do hospital, essas atividades de ensino contribuem para a qualificação do atendimento direcionado aos pacientes, afinal, o contato com os estudantes motiva busca constante pela atualização de conhecimentos. Além disso, aumentam o interesse de novos profissionais em atuar na instituição, ampliando, dessa forma, a oferta de serviços.  

Projetos futuros

Entre os projetos previstos para iniciarem nos próximos meses, está a construção de uma estação de tratamento de efluentes - que consiste em um sistema que realiza a captação e o tratamento dos efluentes oriundos dos esgotos sanitários e da lavanderia do hospital, a fim de que se tornem menos poluentes, assegurando, assim, maior proteção ao meio ambiente.

Além disso, pretende-se dar início ao Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. A oferta da especialização já está aprovada junto aos órgãos competentes e aguarda, apenas, a liberação das bolsas de estudo para ser efetivamente implantada. O HCC e a UFFS já desenvolvem, em conjunto, o Programa de Residência Médica em Clínica Média, bem como, estágios curriculares destinados a estudantes do curso de Medicina.

Ainda, em médio prazo, está prevista a construção de uma nova lancheria/restaurante para o HCC, a fim de ofertar aos pacientes e seus acompanhantes, além de colaboradores do hospital e do público externo, um local mais amplo, moderno e acolhedor para as refeições.

A instalação de um Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica também está em planejamento, com o objetivo de reduzir os gastos com energia elétrica – oriundos da utilização de equipamentos médico-hospitalares durante 24h por dia.

Do mesmo modo, em longo prazo, há um projeto de construção de uma Unidade de Hemodinâmica - local onde se realizam diagnósticos e procedimentos terapêuticos em cardiologia, neurologia e angiologia, utilizando a técnica do cateterismo. Também, planeja-se para o futuro a implantação de um serviço de Radioterapia, beneficiando, dessa forma, pacientes oncológicos de todo o estado.

Estrutura atual do HCC

O Hospital de Caridade de Carazinho é composto por sete unidades de internação que, juntas, disponibilizam à comunidade 150 leitos, entre elas, Maternidade, Pediatria e Unidade de Saúde Mental, além de duas unidades clínicas e uma pré e pós-operatória, para internações pelo Sistema Único de Saúde - SUS, convênios e particulares, e uma unidade semi-intensiva. Também, possui Centro de Diagnóstico, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, serviço de Oncologia, Unidade de Terapia Intensiva e serviço de Emergência.

O HCC possui aproximadamente 170 profissionais médicos em seu Corpo Clínico e cerca de 500 colaboradores, atuantes nos mais diversos setores – equipe assistencial, de enfermagem, de apoio, área administrativa e SAMU.

Em todo o ano de 2019, o hospital registrou 8.128 internações, totalizando uma média de 677 por mês - sendo 65% delas, pelo Sistema Único de Saúde - SUS. Também, foram realizados 76.269 atendimentos ambulatoriais, sendo 39.322 exclusivamente pelos médicos plantonistas do setor de Emergência – os demais atendimentos são referentes ao ambulatório de Traumatologia, consultas realizadas por médicos de outras especialidades, em caráter particular ou por convênio, retornos de atendimentos, pronto-atendimentos de Obstetrícia e Ginecologia, exames diagnósticos, entre outros. Ainda, registrou, no mesmo período, 4.152 procedimentos cirúrgicos e 853 nascimentos.

Registros históricos

O Hospital de Caridade de Carazinho foi fundado em 27 de janeiro de 1935, a partir do desejo de atender as necessidades da população no âmbito da saúde. Em 12 de fevereiro do mesmo ano, em decisiva reunião, foi eleita a primeira diretoria da instituição, que conquistou os recursos iniciais para a concretização desse desejo.

Em 1936, com a eleição de uma nova diretoria, foi adquirida parte do terreno para construção da entidade, área que foi ampliada no ano seguinte, com a compra de outra parcela de terras. 

Após cinco anos de obras, em 9 de agosto de 1942, foi inaugurado, oficialmente, o pavilhão central do hospital. Em 1943, a instituição já estava em pleno funcionamento, tendo, ao longo do ano, 559 internações.

 


Siga-nos!