HCC

Centro de Pesquisa em Oncologia do HCC recebe aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UPF

25/11/2019

A segunda fase da iniciativa - coordenada pela médica oncologista, Dra. Patrícia Pacheco - iniciará na próxima semana com a seleção dos pacientes participantes da pesquisa.

Além de um processo de investigação científica que envolve seres humanos, a Pesquisa Clínica é, também, um método de descobrir novas e melhores maneiras de prevenir, detectar, controlar e tratar de doenças. Ao ingressar voluntariamente em um estudo clínico, muitas pessoas recebem em troca a oportunidade de ter acesso a tratamentos inovadores.

Visando proporcionar esta possibilidade aos pacientes de sua região de abrangência, o Hospital de Caridade de Carazinho conta, desde agosto deste ano, com o Centro de Pesquisa em Oncologia. Coordenada pela médica oncologista, Dra. Patrícia Pacheco, a iniciativa está desenvolvendo o seu primeiro estudo: uma pesquisa epidemiológica sobre pacientes com câncer de pulmão na América Latina.

Após receber a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), da Universidade de Passo Fundo (UPF), nesta segunda-feira (25), o estudo avança para sua segunda etapa, que consiste na seleção dos pacientes participantes. Para integrar a pesquisa clínica, o paciente deve, além de autorizar sua participação de forma voluntária, ter o diagnóstico de câncer de pulmão metastático.

Segundo a médica, participar de uma pesquisa pode trazer inúmeros benefícios aos pacientes atendidos pelo HCC. “É a oportunidade de recolher dados não só do Brasil, mas da Colômbia, México e Argentina também, e, através deles, conhecer mais o perfil dos nossos pacientes, podendo assim, trazer melhorias, tais como medicamentos e tratamentos novos”, explica.

Além do câncer de pulmão, Dra. Patrícia afirma, ainda, que outras áreas também serão exploradas futuramente. “Esse primeiro estudo não envolverá medicamentos, sendo apenas uma coleta de dados, que visa reunir informações sobre o perfil dos pacientes, o tipo de tratamento que estão recebendo, resultados. Entretanto, é apenas o ponto de partida de muitos que ainda queremos integrar. Sabemos a importância que a pesquisa tem para a medicina e para a saúde como um todo, e queremos auxiliar em sua evolução constante”, explica a médica sobre o estudo que iniciará o processo de seleção de pacientes na próxima semana.

 


Siga-nos!