HCC

Enfermagem hospitalar: uma atuação que vai além do cuidado ao paciente

30/10/2019

Ao mesmo tempo em que conduz o cuidado ao paciente, o enfermeiro é responsável por administrar a sua unidade de atendimento e/ou internação. Gerente assistencial do HCC, Aline de Ávila coordena uma equipe composta por 35 enfermeiros e 256 técnicos e auxiliares de enfermagem, além de outros setores.

No segmento hospitalar, o profissional de Enfermagem atua, tradicionalmente, no cuidado e na atenção aos pacientes, garantindo a aplicação correta do plano terapêutico.  Porém, por conhecer e acompanhar todos os processos que envolvem a assistência à saúde, sua participação em decisões estratégicas é cada vez mais fundamental nas instituições.

A gerente assistencial do Hospital de Caridade de Carazinho, Aline de Ávila, por exemplo, coordena uma equipe composta por 35 enfermeiros e 256 técnicos e auxiliares de enfermagem, além de outros setores. Ela salienta, portanto, a importância de considerar as percepções e necessidades dos profissionais que atuam na assistência direta ao paciente na tomada de decisões administrativas. 

“Os profissionais de Enfermagem, por exemplo, estão presentes nas unidades de atendimento e internação, no controle das infecções, na auditoria de contas, no gerenciamento dos recursos materiais e humanos, nos serviços complementares, como o de diagnóstico, ou seja, eles vivenciam todo o contexto hospitalar e, por isso, podem reconhecer os aspectos positivos e negativos dos processos, encontrando maneiras de aperfeiçoá-los, quando necessário”, comenta.

Segundo ela, ainda, ao mesmo tempo em que conduz o cuidado ao paciente, o enfermeiro é responsável por administrar a sua unidade de atendimento e/ou internação, por isso, mais que conhecimento técnico, ele precisa ter raciocínio clínico, visão sistêmica, capacidade de trabalhar em equipe e ser proativo. “O papel da gerência assistencial, nesse contexto, é coordenar, avaliar, cobrar resultados e dar suporte a esses profissionais, fazendo um elo de comunicação entre eles e os dirigentes da instituição, visando, sempre, à qualificação dos serviços e processos de trabalho”, explica a gerente.

Para o presidente do HCC, Jocélio Cunha, a Enfermagem tem papel determinante e essencial nas atividades hospitalares e o alinhamento da gerência assistencial com a direção e administração da instituição de saúde tem produzido muitos frutos. “Nos últimos anos, a equipe de Enfermagem do HCC tem se empoderado, ainda mais, de suas funções e, muito disso, se deve ao comando forte e eficiente da Gerência Assistencial, que não mede esforços em desenvolver os profissionais da área técnica, aliando a administração e a humanização das atividades realizadas pelos auxiliares, técnicos de enfermagem, enfermeiros e estagiários de enfermagem”, enfatiza.

 

 


Siga-nos!