HCC

Médicos residentes ressaltam a qualidade do campo de prática disponibilizado pelo HCC

06/08/2019

Contando atualmente com 5 residentes em seu corpo clínico,o Hospital mantém parcerias com instituições de ensino de Carazinho e região

Desde 2015, o hospital de Carazinho é parceiro da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Passo Fundo, no processo de formação de médicos especialistas. Juntas, as instituições desenvolvem o programa de Residência Médica em Clínica Médica - uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos.

Através da iniciativa, o HCC disponibiliza seu campo de prática para que os profissionais aperfeiçoem seus conhecimentos, com a preceptoria dos médicos do seu corpo clínico. Durante dois anos, os residentes cumprem uma jornada de 60 horas semanais no hospital,
realizando atividades diversas, em todos os setores.

Em seu segundo ano de residência, Dr. Diego Florencio Lima ressalta os diferenciais que o fizeram escolher o HCC para realizar a sua especialização. “Conversei com uma amiga que era residente aqui e ela me indicou o hospital, devido ao seu programa e professores excelentes. Associado ao fato de eu já morar em Carazinho, isso foi determinante para a escolha do local”, conta.

O médico, que ingressou na instituição de saúde em março de 2018, diz ter evoluído em sua formação pessoal e profissional. “Tenho aprendido muito desde que cheguei aqui. Minha evolução é perceptível. Acabamos conhecendo melhor os protocolos, vivenciando realmente na prática aquilo que aprendemos na faculdade, aprofundando ainda mais os conhecimentos, discutindo artigos, palestras, aulas. É um ciclo bem avançado”, ressalta.

Segundo ele, às intensas rotinas semanais de trabalho, que incluem atividades em diversas áreas da medicina, possibilitaram que conhecesse outras possibilidades de especialização. “No primeiro ano, nós atuamos na clínica geral, oncologia, nefrologia. Já no segundo ano, conhecemos outras alas, como a Unidade de Tratamento Intensivo - UTI, emergência, neurologia e pneumologia. Acaba que na clínica médica nós atendemos os mais diversos casos, como dermatológicos, vasculares, entre outros. Mas, o contato com os pacientes no dia a dia, o acompanhamento de sua evolução, a prescrição de medicamentos, estão presentes durante todo o curso”, comenta.

Dr. Diego ressalta, também, a importância de ter bons professores nessa trajetória, ponto que, para ele, é destaque no HCC. “Para mim, a vivência com os preceptores é o ponto alto da residência aqui no hospital. Todos eles são bastante acessíveis, gostam de tirar dúvidas, conversar e discutir os casos. Todos sempre foram muito bem receptivos conosco”, pontua.

Sem fronteiras

Natural de Ariquemes, em Rondônia, Dr. Ildefonso Neto também é residente do HCC. Apesar da distância da sua cidade natal, o médico avalia como ótima a sua experiência em Carazinho. “Estou aprendendo muitas coisas aqui, tanto culturalmente, por estar no Rio Grande do Sul, quanto das especificidades da área médica. Gosto muito de estar aqui”, afirma.

Em seu primeiro ano de especialização, ele ressalta a autonomia e a prática de procedimentos médicos como pontos altos do hospital. “A oportunidade que temos aqui é de ter mais independência, de ter mais contato com os preceptores que são bem receptivos, que nos deixam tomar muitas decisões. Além de que, podemos fazer muitos procedimentos médicos, algo que em lugares com numerosos residentes não aconteceria”, comenta.

Comparando com sua experiência em grandes cidades, o médico aponta, ainda, que Carazinho tem muito a oferecer, mesmo sendo um município menor. “Conheço muitas cidades pelo Brasil, várias maiores que Carazinho, mas que não possuem a mesma estrutura. Por exemplo, aqui nós temos inúmeros especialistas, tanto cirúrgicos, quanto clínicos. Temos uma nefrologia de referência, uma oncologia destaque, cardiologistas ótimos, entre outros. E isso favorece muito a população em geral, que tem acesso a esses serviços com facilidade. Infelizmente, isso não é realidade em muitas cidades pelo país”, explica.

Almejando fazer residência em cardiologia posteriormente, o Dr. Neto escolheu o HCC para realizar a prática da sua formação após indicação de amigos. “Após me falarem sobre o hospital, decidi vir visitar a cidade e o conhecer. Gostei muito da instituição desde o início e me surpreendi bastante com tudo o que ela tem a oferecer. Tem muita coisa boa que me chama atenção aqui na nossa residência, como essa experiência de poder entubar paciente, fazer ventilação, acompanhar todos de perto, algo que nem todos os programas possibilitam, mas que é muito importante”, salienta.

Além dos doutores Diego e Neto, o hospital conta, atualmente, com outros três médicos residentes, sendo um do primeiro ano e dois do segundo. Ainda, outros cinco profissionais já concluíram sua especialização na instituição, nos últimos anos. 

O médico coordenador do programa de Residência Médica da instituição é o Dr. Darlan Martins Lara e o supervisor da especialização em Clínica Médica é o Dr. Gerson Urnau. A preceptoria da residência conta, também, com o conhecimento profissional dos médicos: Dr. Luciano Alt, Dra. Adriana Rahman, Dr. Wernher Schwambach, Dra. Silvia Senger, Dra. Monica Muller, Dr. Silvano Pauletti de Moura, Dra. Roselei Graebin e Dr. Rafael Espanhol. 

Atividades de ensino do HCC beneficiam a comunidade

As parcerias que o HCC mantém com as instituições de ensino de Carazinho e região visam proporcionar à comunidade um atendimento cada vez mais qualificado, através da capacitação da equipe hospitalar e do aumento do quadro de profissionais. 

Por isso, o objetivo da instituição é fortalecer e expandir suas atividades de ensino e formação, a fim de que se consolide como uma referência regional na área da saúde. Entre os projetos em desenvolvimento, está a implantação de uma nova especialização de residência médica em
Cirurgia Geral, já aprovada pelos órgãos competentes.


Siga-nos!