HCC

HCC forma mais dois profissionais no Programa de Residência Médica em Clínica Médica do HCC

14/02/2023

O Hospital de Caridade de Carazinho realizou a formatura de dois médicos residentes do programa de Residência Médica em Clínica Médica, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Na ocasião, o Dr. José Vergilio Gomes Monteiro e o Dr. Arnaldo Pinto Guedes de Paiva Neto, receberam uma homenagem pela conclusão da Residência Médica

O Hospital de Caridade de Carazinho realizou na tarde dessa terça-feira (14), a formatura de dois médicos residentes do programa de Residência Médica em Clínica Médica, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Na ocasião, o Dr. José Vergilio Gomes Monteiro e o Dr. Arnaldo Pinto Guedes de Paiva Neto, receberam uma homenagem pela conclusão da Residência Médica.

Na oportunidade, esteve presente o presidente do HCC Jocélio Cunha e demais membros da Direção do HCC, o diretor técnico do HCC e coordenador do Programa de Residência Médica Dr. Darlan Martins Lara, o Diretor da UFFS Dr. Jaime Giolo e demais preceptores do Programa de Residência Médica do HCC.

O Dr. Vergilio é formado em Medicina pelo Centro Universitário São Lucas de Porto Velho (RO), além da Especialização em Saúde da Família, agora Vergílio é especializado em Clínica Médica pelo Hospital de Caridade de Carazinho. “Foi um divisor de água na minha carreira médica. Aqui aprimorei meus conhecimentos no tratamento das diversas patologias clínicas com pacientes em cuidados intensivos em situações de emergências e internações clínicas. Agradeço a todos os meus preceptores, que forma incansável sempre estiveram ao nosso lado, e aos pacientes que assistimos, digo a eles e seus familiares que fizemos sempre o possível, seja nas alegrias ou nas dores, procuramos fazer o melhor a cada um”, disse Vergilio.

O Dr. Arnaldo é formado em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas, em Maceió. Ele ressalta que Carazinho foi sua porta de entrada ao Rio Grande do Sul. “Foi em Carazinho que eu me inseri como profissional ao meio médico. Minha eterna gratidão à Carazinho e ao hospital local. Lancei-me de paraquedas e a sorte esteve ao meu favor. Não foi fácil, mas valeu a pena cada segundo. Não me arrependo. Eu fiz o melhor que pude em cada momento. Persisto com a mesma convicção de que a humildade para aprender é a única via para amadurecer. Eu desejo que a Residência Médica aqui sempre prospere. Aos meus preceptores, vocês sempre poderão enxergar um amigo em mim”, disse.

Ele ainda ressalta que pretende continuar no Rio Grande do Sul e deseja que o pensamento positivo continue fiel para todos. “Dedico meu carinho a todos os funcionários e funcionárias do HCC e aos amigos (as). Parafraseando a música do Tim Maia: ‘Carazinho mudou a minha vida. Vocês vivem e vão continuar vivendo na minha história’”, conclui Arnaldo.

Na oportunidade, fez uso da palavra, o diretor da UFFS, Jaime Giolo, o qual ressaltou que fez questão de participar da formatura dos residentes, pois o HCC é uma instituição de extrema importância para a região e para a UFFS. “Já foram sete turmas formadas pela UFFS e pelo HCC, e o que eu sempre ouço das turmas, é que aqui se faz um trabalho muito bom e importante. Parabéns as equipes desse hospital, essa solidariedade que frutifica entre essas equipes, reflete lá nos pacientes e isso é muito bonito. Parabéns pelo trabalho realizado e parabéns aos residentes”, disse.

Ainda o diretor técnico do HCC, Dr. Darlan Martins Lara, agradeceu a todos os envolvidos em receber os residentes médicos no HCC e falou da parceria entre as instituições. “A sensação que eu tenho é que nossos residentes se sentem muito em casa aqui no HCC. Sempre temos o que melhorar, mas são os nossos residentes que nos fazem melhorar. Vocês aprimoram nossos processos internos de nos relacionarmos, construindo relações e pontes. Registro o reconhecimento e a gratidão, a Direção do HCC, que nunca mediu esforços para que tivéssemos as melhores condições de oferecer o Programa, a Secretaria de Saúde que é sempre parceira e a UFFS que acreditou no HCC. Ao Vergilio e o Arnaldo, fica a gratidão, pelo carinho e pelo respeito. Aquilo que vocês trouxeram das suas casas, o respeito, a educação, o carinho, a doçura no cuidado com o outro, é de vocês, nós só contribuímos no aspecto técnico. A vocês, desejo sucesso...”, disse.

O presidente do HCC, Jocélio Cunha, ressaltou o empenho da Direção do HCC e de todos os seus colaboradores, em consolidar a instituição como uma referência regional no âmbito da saúde, através da qualificação de sua estrutura física, tecnológica e profissional, visando, sempre, a excelência e a humanização do atendimento à comunidade.

Além disso, afirmou que o hospital está buscando parcerias para, cada vez mais, trazer alunos e residentes priorizando sempre o bom atendimento aos pacientes. Por fim Jocélio, ainda, parabenizou os Médicos pela conquista do termino da Residência Médica e agradeceu o empenho de ambos. “Agradeço por vocês teres escolhido o HCC. Nós aprendemos muito com vocês e vocês, certamente, tiveram, ao longo desses dois anos, todo o apoio da preceptoria e da Direção do Hospital. Com certeza, vocês serão lembrados pelos pacientes e profissionais da instituição, pois foram profissionais dedicados para com todos. Desejo todo o sucesso do mundo a vocês. Que continuem avançando cada vez mais”, concluiu.

Residência Médica no HCC

Desde 2015, o Hospital de Caridade de Carazinho é parceiro da faculdade de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS no processo de formação de médicos especialistas. Juntas, as instituições desenvolvem o programa de Residência Médica em Clínica Médica.

Através do programa, o HCC disponibiliza seu campo de prática para que os profissionais aperfeiçoem seus conhecimentos, com a preceptoria dos médicos do seu corpo clínico. Durante dois anos, os residentes cumprem uma jornada de 60 horas semanais no hospital, realizando atividades diversas, em todos os setores.

O médico coordenador do programa de Residência Médica da Instituição é o Dr. Darlan Martins Lara e o supervisor da especialização em Clínica Médica é o Dr. Gerson Urnau. A preceptoria da residência conta, também, com o conhecimento profissional dos médicos do HCC.


Siga-nos!