HCC

Neurocirurgiões do HCC realizam cirurgia cerebral com paciente acordado

18/10/2022

o Hospital de Caridade de Carazinho, através dos neurocirurgiões Dr. Rafael Espanhol e Dr. Mateus Balen, realizaram mais uma nova cirurgia, na qual foi retirada uma lesão cerebral com o paciente acordado, visando minimizar possíveis sequelas da cirurgia cerebral.

Na quinta-feira (13) o Hospital de Caridade de Carazinho, através dos neurocirurgiões Dr. Rafael Espanhol e Dr. Mateus Balen, realizaram mais uma nova cirurgia, na qual foi retirada uma lesão cerebral com a paciente acordada, visando minimizar possíveis sequelas da cirurgia cerebral.  

Segundo o Dr. Rafael, a cirurgia com o paciente acordado é realizada inicialmente com o mesmo sedado, sendo que no momento da retirada da lesão o paciente é despertado para durante a remoção cirúrgica interagir com a equipe e assim minimizar as possíveis sequelas da cirurgia cerebral. “Nesse caso, além dos cirurgiões, a equipe de enfermagem, o anestesista e a participação do psicólogo, o qual realiza teste cognitivos em tempo real durante a remoção da lesão, é de fundamental importância”, explica.

A cirurgia teve duração de 5 horas e a paciente em questão já se encontrava no quarto em menos de 24 horas após a realização do procedimento. No domingo (19), a paciente teve alta da instituição de saúde. Além dos profissionais médicos, atuaram na cirurgia, o anestesista Carlos Consalter, o psicólogo clínico Marcelo Graciano e a equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico.

O psicólogo Marcelo, ressalta que ter participado desse processo cirúrgico juntamente com o Dr. Rafael e o Dr. Matheus foi algo espetacular. “Recebi todas as orientações dos médicos responsáveis, de como interagir com a paciente de maneira coordenada e com comutação efetiva. Esses novos procedimentos nos trazem sempre novos aprendizados, perspectivas e principalmente inovações na atuação profissional”, disse.

O anestesista Dr. Carlos Consalter, explica que o paciente não sente dor durante o procedimento, pois o cérebro não manifesta dor, sendo assim, o cirurgião pode fazer a manipulação da lesão. “Neste momento o paciente já está mais consciente e respondendo, onde o psicólogo já está atento, fazendo os questionamentos e mantendo um diálogo com o paciente. Na nossa cirurgia, através do psicólogo percebemos que o paciente mantinha a fala integra e também o raciocínio já estava perfeito”, disse.

Ele ressalta que o Hospital de Caridade de Carazinho, possui um equipamento de anestesia de alta complexidade, mais conhecido como alvo controlado, dando a quantidade de medicamento necessária para a anestesia. “Esses equipamentos modernos permitem que façamos cirurgias precisas, sem deixar sequelas. Com isso, aliado a nossa prática diária, o resultado foi de total sucesso, ou seja, uma cirurgia totalmente curativa, com alta precoce e podendo retomar a vida normal em pouco tempo, sem sequelas neurológicas”, finaliza.   


Siga-nos!