HCC

HCC realiza primeira cirurgia endoscópica de hérnia discal lombar

16/09/2022

Os neurocirurgiões do HCC, Dr. Rafael Espanhol e o Dr. Matheus Balen, realizaram a primeira cirurgia endoscópica de hérnia discal lombar, com a mais avançada tecnologia mundial de cirurgia de coluna, onde o paciente recebe alta em um dia, caminhando e sem restrições.

No início do mês de setembro, uma nova e tecnológica cirurgia foi realizada no Centro Cirúrgico do Hospital de Caridade de Carazinho. Os neurocirurgiões do HCC, Dr. Rafael Espanhol e o Dr. Matheus Balen, realizaram a primeira cirurgia endoscópica de hérnia discal lombar, com a mais avançada tecnologia mundial de cirurgia de coluna, onde o paciente recebe alta em um dia, caminhando e sem restrições.

Foram realizadas duas cirurgias, em dois dias diferentes, em virtude do aparelho ter vindo de São Paulo para Carazinho, juntamente com uma equipe de apoio para realizar os dois procedimentos. A primeira cirurgia contou com o anestesiologista, Dr. Carlos Eduardo Consalter, e a segunda com a anestesiologista Dr. Cheila Farias de Freitas. Nas duas cirurgias houve a participação da equipe de enfermagem do centro cirúrgico do HCC, enfermeiro Ricardo Lucas Carneiro e a enfermeira Leandra Tesser da Costa. 

O Dr. Rafael explica que essa cirurgia é uma moderna técnica cirúrgica minimamente invasiva para o tratamento de hérnias de disco e estenoses do canal (estreitamento do canal), que vem modificando o tratamento cirúrgico da coluna, pois mostra ser um método menos traumático, com o mínimo de morbidade e resultados clínicos semelhantes quando comparado com as técnicas convencionais. “Através de uma pequena incisão (menor que 1cm) é introduzida uma câmera com iluminação e instrumentos de alta precisão para o alvo do problema, sendo possível a visualização direta por vídeo enxergando internamente o problema e as estruturas nervosas”, explica.

As principais vantagens dessa cirurgia são: incisão reduzida na pele (normalmente de 8mm a 1cm); menor trauma/lesão da musculatura da coluna com consequente menor sangramento, baixos índices de lesões nas diversas estruturas neurológicas e vasos sanguíneos (diminuindo a perda sanguínea); baixíssimo índice de infecção.

A cirurgia endoscópica também pode ser realizada sob anestesia local/sedação dependendo do caso, que em conjunto permite uma recuperação e reabilitação mais precoce do paciente. “Ambos os pacientes receberam alta liberados para caminhar e sem importantes restrições. O HCC nos últimos anos vem investindo em instrumental cirúrgico e estrutura para realização de grandes cirurgias o que permite aos cirurgiões aplicarem técnicas modernas e atrair pacientes da região para realizarem cirurgias complexas na instituição e isso é muito positivo para a comunidade em geral”, finaliza.


Siga-nos!