HCC

Médico do HCC palestra no XII Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia em Gramado

01/07/2022

O XII Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia reuniu especialistas do Brasil e do exterior para debater os principais avanços da especialidade. Na oportunidade, esteve participando e contribuindo com o evento, o ortopedista e traumatologista do Hospital de Caridade de Carazinho, Doutor Nelson Esteve,

O XII Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia reuniu especialistas do Brasil e do exterior para debater os principais avanços da especialidade, nos dias 23 e 25 de junho, em Gramado (RS). O evento foi promovido pela Sociedade de Ortopedia e Traumatologia do Rio Grande do Sul (SBOT - RS).

Na oportunidade, esteve participando e contribuindo com o evento, o ortopedista e traumatologista do Hospital de Caridade de Carazinho, Doutor Nelson Esteve, o qual falou sobre “A vitamina D além da moda, o que realmente importa”, que fala sobre a importância da vitamina D na prevenção da osteoporose.

O Dr. Nelson explica que o evento reúne os ortopedistas do sul do pais. “A principal função do evento é o intercâmbio de conhecimento, onde cada um expõe seus casos clínicos e dificuldades. O principal é a troca de conhecimento, pois percebemos que a nossa prática é muito parecida com outros serviços e que as vezes os outros profissionais também optam por outros tratamentos”, explica Dr. Nelson. 

Vitamina D na prevenção da osteoporose

A Vitamina D pode ser considerada um hormônio, pois ela é sintetizada pela pele, é transportada pelo sangue e irá agir em órgão a distância. “A Vitamina D tem ação indireta na prevenção da osteoporose, pois sua principal função é aumentar a absorvição de cálcio e fósforo no intestino. Lembrando que o principal mineral que compõe a estrutura óssea é o cálcio. A osteoporose é a doença caracterizada pela diminuição de densidade mineral óssea e por alteração na arquitetura e na resistência dos ossos, que aumenta sua fragilidade e o risco de fratura.”, disse o ortopedista e traumatologista Dr. Nelson.

 

 


Siga-nos!