HCC

HCC realiza treinamento sobre uso de pressão positiva em vias aéreas para recém-nascidos

07/06/2022

O treinamento foi realizado no dia 01 de junho e foi ministrado pela fisioterapeuta Débora D Agostini Jorge Lisboa.

O nascimento de um bebê prematuro traz a necessidade de um cuidado e manejo especializado dos profissionais para uma assistência qualificada. Esta intervenção precoce contribui com a manutenção da vida e minimiza outras complicações decorrentes da falta de assistência assertiva. O sistema respiratório do recém-nascido se encontra ainda em desenvolvimento, necessitando de cuidado individualizado e singular. No caso de um nascimento prematuro, com intuito de preservação da vida, faz-se necessário o uso da assistência ventilatória apropriada, objetivando compensar a imaturidade no desenvolvimento pulmonar.

Com objetivo de capacitar os profissionais do Hospital de Caridade de Carazinho para utilização do kit de Pressão Continua Positiva nas Vias Aéreas (CPAP) nasal nos recém-nascidos prematuros, para adequada estabilização do quadro clínico, enquanto aguarda leito em hospital com UTI Neonatal, o HCC realizou um treinamento sobre o assunto com os profissionais da instituição de saúde, sendo fisioterapeutas, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Segundo a supervisora do setor de Fisioterapia, Aline Ertel Ribeiro, as pesquisas apontam que o uso do CPAP nasal na população neonatal, vem trazendo resultados positivos quando aplicada precocemente, ainda na sala de parto. “A CPAP consiste em uma pressão contínua durante todo o ciclo respiratório, prevenindo o colapso dos alvéolos e promovendo uma respiração mais homogênea. Além desses efeitos, a CPAP também diminui a incidência de falta de ar obstrutiva. Por estes motivos, é importante realizar um treinamento de capacitação aos profissionais da instituição, para a adequado manejo destes materiais e equipamentos”, explica.

Ela ainda ressalta que o uso do CPAP em recém-nascidos reduz a necessidade de ventilação mecânica invasiva, ou seja, intubação orotraqueal no período neonatal, evitando as complicações dessa terapia. “Nosso hospital, em alguns casos atende pacientes recém-nascidos pré-termo, ou seja, bebês que nascem antes de completar a idade gestacional adequada. Com isso, se viu a necessidade de buscar esse tratamento pensando no melhor atendimento para esses recém-nascidos”, conclui.

O treinamento foi realizado no dia 01 de junho e foi ministrado pela fisioterapeuta Débora D Agostini Jorge Lisboa, a qual atua na UTI Neonatal do Hospital da Cidade de Passo Fundo, é coordenadora do Serviço de Fisioterapia do Hospital da Cidade de Passo Fundo e coordenadora e preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde na área de concentração da Cardiologia e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde na área de concentração da Materno Infantil/Neonatologia.


Siga-nos!