HCC

HCC realiza abertura oficial da VIII Semana de Enfermagem

12/05/2022

O evento contou com a palestra da professora, enfermeira, doutora e reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, a qual trabalhou o tema: “Sou enfermagem: qual a marca que eu deixo no mundo?”.

Com objetivo de comemorar a semana de enfermagem envolvendo as equipes para que fortaleçam o conhecimento na área e realizem uma integração com todos os profissionais da instituição, que o Hospital de Caridade de Carazinho realizou na noite de hoje (12) a Abertura Oficial da VIII Semana de Enfermagem.

O evento contou com a palestra da professora, enfermeira, doutora e reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, a qual trabalhou o tema: “Sou enfermagem: qual a marca que eu deixo no mundo?”. Ela salientou que ficou muito grata pelo convite e disse estar muito emocionada com o tema que lhe foi proposto. “Essa semana é muito importante para que possamos refletir sobre a nossa profissão. Eu aprendi muito com ela e por conta de tudo que eu aprendi acabei seguindo, nos últimos anos, o caminho da gestão, me tornando reitora da UPF. Eu penso que nós fazemos escolhas profissionais, primeiro porque precisamos suprir nossas necessidades, segundo, olhando para a nossa profissão, porque nós decidimos cuidar do outro e terceiro porque buscamos um mundo melhor. Penso que nossa profissão tem que cumprir essas três finalidades”, disse Bernadete.

A gerente de enfermagem, enfermeira Aline Vanessa Avila, ressalta que o tema deste ano traz a reflexão necessária desta profissão em todas as suas dimensões. “Queremos agradecer imensamente a presença da reitora da UPF, professora e doutora Bernadete, que em suas palavras demonstrou o quão forte é a nossa profissão. Estamos honrados com a presença e com a oportunidade que este momento nos traz para a nossa vida profissional”, agradece Aline.

A programação em comemoração à Semana da Enfermagem se estende até amanhã (13). “Nossos convidados são profissionais que transcenderam a profissão e que provam o quanto a enfermagem é forte, é capaz de grandes realizações, com conhecimento e competência. São exemplos a serem seguidos e respeitados pelos suas conquistas profissionais. É uma grande honra recebe-los em nossa instituição para que possam explanar um pouquinho das suas vivências profissionais e nos brindar com seu conhecimento”, disse Aline.

Ainda, em uma breve manifestação, o presidente do HCC, Jocélio Cunha, enalteceu aos profissionais da enfermagem, que fazem um maravilhoso trabalho no hospital. “A Direção do HCC busca, constantemente, dar suporte as suas equipes. Buscamos recursos para modernizar a estrutura física, equipamentos e dar melhor qualidade de trabalho aos que aqui trabalham, oportunizando o crescimento tanto da instituição quanto dos profissionais. Parabenizo aos Enfermeiros, pela passagem do seu dia (12 de maio), e aos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (20 de maio)”, disse.

Minicurso Ressuscitação Cardiopulmonar Adulto e Infantil

Já durante a tarde aconteceu o Minicurso Ressuscitação Cardiopulmonar adulto e infantil, realizado pelo enfermeiro e coordenador do SAMU Cléverson Metzdorf e com a enfermeira obstétrica da Maternidade do HCC, Érica Kimura Nunes.

Segundo Cleverson, a OMS em 2020 atualizou as 10 principais causas de morte no mundo e as doenças cardíacas se sobrepõe a todas as outras. “Esse dado nos alerta para a capacitação e para o aperfeiçoamento na distinção de PCR e tomar uma atitude o mais breve possível, para que a pessoa que esteja precisando tenha uma sobrevida. O nosso minicurso tratou sobre isso, como reconhecer e saber fazer uma manobra de RCP diante de uma situação em que alguém precise”, explica Cleverson.


Siga-nos!