HCC

Presidente do HCC, Jocélio Cunha, prestigia a outorga da Medalha do Mérito Farroupilha ao Dr. Fabiano Dallazen

11/05/2022

A Medalha do Mérito Farroupilha é a máxima distinção do Parlamento Gaúcho e é destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do RS. O presidente Jocélio, parabeniza Dallazen e ressalta a importância de figuras atuantes e determinadas no Poder Judiciário.

Na tarde desta segunda-feira (09), o presidente do Hospital de Caridade de Carazinho Jocélio Cunha, acompanhado do prefeito municipal de Carazinho Milton Schmitz e do presidente da ACIC Cassiano Scheibe Vailatti, estiveram na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (RS) para a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao Procurador – Geral de Justiça nos biênios 2017-2019 e 2019-2021, Dr. Fabiano Dallazen.

A Medalha do Mérito Farroupilha é a máxima distinção do Parlamento Gaúcho e é destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do RS. O presidente Jocélio, parabeniza Dallazen e ressalta a importância de figuras atuantes e determinadas no Poder Judiciário. “O Dr. Fabiano sempre esteve disponível para assuntos que envolvem a nossa instituição de saúde, um exemplo foi o apoio, ainda esse ano, na destinação de recursos do Programa Avançar RS para o HCC e também as inúmeras visitas que ele nos faz para acompanhar os avanços do hospital. Hoje parabenizamos e nos orgulhamos desse profissional respeitado e honrado”, diz Jocélio.  

A outorga foi realizada pela presidente da AL em exercício, deputada Zilá Breitenbach, pelo deputado Ernani Polo, proponente da homenagem, e pelo procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles. Participaram do evento chefes de poderes, ex-procuradores-gerais de Justiça, lideranças políticas, empresariais, representantes de sindicatos e associações, entre outros.

Histórico do Homenageado

Natural de Carazinho, Dallazen é filho de Hernildo e Jussara Dallazen, casado com Paula Ataíde Athanásio e pai de Pedro Augusto, Gabriela e Rafaela. Formou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo. É especialista em direito penal e processual penal e mestre em direitos fundamentais. Ingressou no Ministério Público em abril de 1998, aprovado em primeiro lugar no 38º concurso para ingresso na carreira, que contou com quatro mil candidatos.

A primeira comarca em que atuou foi a Getúlio Vargas, posteriormente, Soledade e Passo Fundo. Em Porto Alegre, desde 2006, atuou nas Promotorias de Justiça de Família e Sucessões; Tribunal do Júri; Criminal; e Especializada Criminal – combate aos crimes contra a ordem tributária. Professor de direito processual penal na Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Foi coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (2009/2010) e vice-presidente da Associação do Ministério Público (2005/2006). De 2015 a 2017, foi subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais.

Assumiu como procurador-geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul em 2017, e, em 2019, foi reconduzido ao cargo, permanecendo até 2021. Foi presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. Atualmente, é coordenador do Escritório de Representação Institucional do MPRS em Brasília e preside o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados, gerido pela instituição.

Fonte: MPRS


Siga-nos!