HCC

Nova UTI Adulto Osvaldo Biolchi recebe pacientes e está em pleno funcionamento

18/03/2022

Na manhã desta segunda-feira (14), a nova UTI Adulto recebeu seus primeiros pacientes. Na manhã de hoje (18), a UTI já possui dez pacientes internados.

O Hospital de Caridade de Carazinho inaugurou ainda no começo do mês de março a nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), um momento muito aguardado pela Direção da instituição de saúde, pelos profissionais que já atuavam na antiga UTI do HCC e pela comunidade regional.

Na manhã desta segunda-feira (14), a nova UTI Adulto Osvaldo Biolchi recebeu seus primeiros pacientes. Na manhã de hoje (18), a UTI já possui dez pacientes internados.

A enfermeira da UTI, Raquel Carvalho de Melo, explica que a equipe da UTI está neste momento se adaptando ao novo ambiente, porém muito animados com a "casa nova", onde o cuidado realizado é acompanhado de um ambiente aconchegante, aliado a alta tecnologia dos equipamentos novos adquiridos. “Isso nos anima cada vez mais a melhorar como profissionais e pessoas, afinal cuidamos dos nossos pacientes que são queridos e importantes para seu familiares, e estes também são recebidos com muito carinho no momento da visita, onde agora a visita é com privacidade, devido aos leitos individualizados. Todos nós estamos nos esforçando muito para que o cuidado e a qualidade do atendimento ali prestado sejam cada dia mais excelente. Fica também nossa gratidão a direção do HCC pela viabilização de toda esta estrutura de atendimento”, diz Raquel.

Segundo a gerente assistencial do HCC, Aline Vanessa Ávila, estar na nova UTI é concretizar um sonho de toda a equipe, é comemorar a construção de uma história fazendo parte dela e acima de tudo vivenciar uma oportunidade única de fazer a diferença na vida de tantos pacientes e familiares. “Momentos como este que nos fazem relembrar uma caminhada árdua, trazem a emoção dos grandes desafios desta construção, onde todos foram movidos pela esperança, com a certeza que os objetivos podem sim ser alcançados quando existe a união dos esforços, quando o trabalho em equipe é realizado com seriedade e comprometimento, transformamos a vida das pessoas e a realidade do mundo em que vivemos”, diz Aline, salientando ainda que  é esse o  conceito de uma UTI humanizada, que todos da equipe almejam no dia a dia de trabalho. “O atendimento de excelência ao paciente que a equipe planeja conta com a tecnologia de ponta e com a ambiência necessária para que as práticas possam ser além de terapêuticas e humanizadas, ágeis e com a rapidez necessária nas ações dos cuidados críticos. Hoje, nossa equipe festeja essa oportunidade. O HCC mais uma vez mostra que é possível sim fazer a diferença”, diz a gerente Aline.

O presidente do HCC, Jocélio Cunha, destaca que esse é um momento que todos esperavam, onde a nova UTI estivesse em pleno funcionamento, atendendo aos pacientes de Carazinho e região. “Essa nova UTI é uma obra construída há várias mãos, onde a Direção da Instituição, juntamente com a equipe administrativa, trabalhou arduamente planejando e efetivando toda a obra, levando várias empresas, entidades de classe e pessoas da comunidade a viabilizar este projeto. A nova UTI disponibiliza agora equipamentos de última geração, utilizados nos melhores hospitais mundiais, garantindo o monitoramento constante dos pacientes e a realização de diversas intervenções, inclusive de alta complexidade. Com certeza todos estão ganhando muito com o alto padrão de excelência que ela proporciona. Nesse momento só temos gratidão e orgulho de onde chegamos e também nosso reconhecimento em especial ao deputado federal Marcio Biolchi entre tantos outros que contribuíram para que este sonho se concretizasse”, diz Jocélio.

Padrão de excelência

O Hospital de Caridade de Carazinho conta com sua nova UTI, a qual é uma das mais modernas do Rio Grande do Sul, com equipamentos adquiridos de empresas líderes no mercado mundial. Toda a tecnologia investida, atualmente encontrada principalmente em instituições privadas, é destinada também para os pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com aproximadamente 500m², ela tem capacidade para 10 leitos individualizados – 43% a mais que a antiga unidade – sendo dois de isolamento, equipados com ventilação e pressurização, isto é, o ar que circula dentro do ambiente é tratado antes de ser devolvido à atmosfera, para evitar contaminações.

28 anos de UTI no HCC

A antiga UTI do HCC iniciou seu funcionamento, efetivamente, em 1994, contanto com sete leitos de internação, possuindo cerca de 207 m². Para o seu funcionamento, a Unidade contou com uma equipe de profissionais qualificados. O atual diretor técnico do HCC, Doutor Darlan Martins Lara, foi o primeiro médico a atuar na Unidade, juntamente com vários profissionais, já atuantes na instituição, e que vieram a integrar o corpo clínico.


Siga-nos!