HCC

Médicos Residentes recebem curso sobre Ventilação Mecânica

22/09/2021

Visando à formação e o aprimoramento dos residentes, o curso teve como objetivo abordar os princípios da ventilação mecânica, as indicações, os modos ventilatórios básicos, ajustes iniciais após intubação orotraqueal e particularidades fisiopatológicas na ventilação mecânica.

Nos dias 13, 20, 27 de agosto e 03 de setembro, foi realizado no Salão Nobre do Hospital de Caridade de Carazinho o Curso Extracurricular teórico-prático de Ventilação Mecânica para os médicos integrantes do Programa de Residência em Clínica Médica do HCC, ministrado pela fisioterapeuta do HCC, Aline Ertel Ribeiro.

Visando à formação e o aprimoramento dos residentes, o curso teve como objetivo abordar os princípios da ventilação mecânica, as indicações, os modos ventilatórios básicos, ajustes iniciais após intubação orotraqueal e particularidades fisiopatológicas na ventilação mecânica. Além disso, foram discutidas as complicações da ventilação mecânica, desmame ventilatório, extubação (retirada do suporte ventilatório) e ventilação não invasiva. Por fim, as aulas contaram com a abordagem prática, através do manuseio dos ventiladores mecânicos enfatizando o conhecimento dos médicos residentes.

Para a Fisioterapeuta Aline, é uma grande satisfação poder ministrar o curso para os médicos residentes. “A ventilação mecânica é um dos suportes à vida de grande importância em UTI’s e emergências, sendo um dos recursos mais utilizados nessas unidades. É de suma importância que os profissionais estejam atualizados a manusear e prestar cuidados inerentes ao suporte ventilatório invasivo e não invasivo, buscando um atendimento qualificado para os seus pacientes”, explica a Fisioterapeuta Aline.


Siga-nos!