HCC

Conhecimento além da Instituição: enfermeira fala sobre Serviço de Controle de Infecção Hospitalar para alunos do Curso Técnico em Enfermagem

08/07/2021

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) é o núcleo executivo da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e atua de forma ativa na prevenção e no controle de infecções hospitalares. Seu objetivo é elaborar e instituir medidas para a redução da incidência e da gravidade dessas enfermidades.

Na noite de quarta-feira (30) a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção do Hospital de Caridade de Carazinho, Inara Câmara da Cruz, esteve realizando uma palestra virtual em uma aula do Curso de Técnico em Enfermagem da Escola Estadual Ensino Médio Cônego João Batista Sorg de Carazinho.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) é o núcleo executivo da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e atua de forma ativa na prevenção e no controle de infecções hospitalares. Seu objetivo é elaborar e instituir medidas para a redução da incidência e da gravidade dessas enfermidades. Uma das medidas prioritárias de combate à infecção hospitalar é a correta e frequente higienização das mãos, preocupação constante desse setor e que se evidenciou ainda mais na Pandemia.

Para a enfermeira Inara, esse serviço é de suma importância dentro da Instituição hospitalar, pois é um setor relacionado com a qualidade e segurança assistencial. “Fiquei extremamente feliz em poder compartilhar um pouco do dia a dia do trabalho com os alunos e professores da Escola Sorg. Na prática ao SCIH compete planejar, executar e avaliar um programa de controle de infecção hospitalar, manter vigilância epidemiológica, realizar investigações de casos e surtos e implementar medidas de controle, estipular e supervisionar medidas de precauções e isolamentos, realizar educação continuada, elaborar e divulgar relatórios”, explica.

A atividade fez parte da cadeira de Biossegurança e contou com o intermédio da professora Andrea Cristina Weber dos Santos, a qual ressalta que a apresentação teve uma importância muito grande para os alunos, onde puderam saber mais de um setor que engloba todos os demais setores. “O Trabalho da Inara foi excelente, a fala dela é de alguém que conhece muito o trabalho e também alguém que gosta do que faz. Isso é muito importante. Ela conseguiu passar com essa conversa com os alunos, todas as informações dos setores, EPEIs, cuidados com os colaboradores, enfim, uma palestra muito importante para o grupo. Esperamos levar mais turmas para essa conversa, pois é um assunto muito pertinente para o estágio. Agradecemos ao HCC, a Inara e sua equipe. Sabemos que o índice de infecção hospitalar no HCC é baixo graças a essa equipe maravilhosa”, disse Andrea.

A qualificação técnica, humana e de gestão de seus profissionais é uma das prioridades do Hospital de Caridade de Carazinho. Como intuito de consolidar-se como um centro de referência regional, por meio da conquista de status de Hospital Escola, o HCC firmou parceria, ao longo dos anos, com importantes instituições de ensino. Neste sentido, o Hospital possui hoje um quadro de colaboradores capacitados para transmitir informações e conhecimento no âmbito da saúde para futuros profissionais da área.

 


Siga-nos!