HCC

Superlotação Covid-19: HCC trabalha além do limite com o aumento das internações

23/04/2021

O número de pessoas internadas com Covid-19 e recebendo atendimento em decorrência da doença no Hospital de Caridade de Carazinho vem, novamente, aumentando e preocupando autoridades e profissionais da saúde.

Uma das consequências drásticas da falta de cuidados é a superlotação dos sistemas de saúde. O número de pessoas internadas com Covid-19 e recebendo atendimento em decorrência da doença no Hospital de Caridade de Carazinho vem, novamente, aumentando e preocupando autoridades e profissionais da saúde. A taxa de ocupação chega em cerca de 150%, o que pode gerar um colapso no sistema de saúde.

Na sexta-feira (23), na UTI Covid-19 estão internados 13 pacientes, todos com diagnóstico confirmado para a doença. Destes pacientes internados em leitos de UTI, sete pacientes possuem menos de 50 anos de idade e apenas um acima de 70 anos. Já em leitos clínicos estão 29 pacientes, sendo 3 suspeitos e 26 confirmados, um número também preocupante, pois o quadro de saúde destes pacientes podem evoluir para grave, necessitando de leitos de UTI.

O HCC, desde o início da Pandemia, buscou recursos para se reestruturar e receber os pacientes com à Covid-19, neste sentido a Instituição conta hoje com 9 leitos de UTI e 27 leitos de isolamento clínicos.

O número de atendimentos, tanto na tenda quanto na emergência do HCC, com sintomas de doenças respiratórias também segue aumentando. Após datas comemorativas como a Páscoa e feriados, o número de atendimentos aumenta.

Para o diretor técnico do HCC, Dr. Darlan Martins Lara, o HCC trabalha em lotação máxima em diferentes setores, com sobrecarga de trabalho, e, principalmente, com pacientes mais jovens e mais graves. “É fundamental que a população tome consciência de que as medidas de distanciamento social, de uso de máscara e de higiene, como a lavagem de mãos, limpeza dos ambientes e aeração dos ambientes, e uso do álcool em gel continuam valendo”, explica o médico ressaltando que as aglomerações, mesmo em pequenos grupos, tem demonstrado a multiplicação do vírus.

Além da estrutura física da Instituição, existe ainda uma sobrecarga nas equipes. São 24 horas na luta contra à Pandemia, há mais de um ano atuando na linha de frente, alcançando um nível de cansaço e estresse extremo. “Todas as equipes do Hospital estão trabalhando no seu limite, médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, equipe de nutrição, da limpeza... todos tem trabalhando acima do habitual para oferecer assistência a todos. Tem sido bastante difícil ver pessoas mais jovens, com um comprometimento muito mais severo, com sofrimento pra si e sua família muito maior. Precisamos todos nos cuidar”, explica Darlan.

O HCC orienta a população para que procure a Instituição em caso de urgência e emergência, buscando, quando se trata de casos leves, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A situação continua extremamente grave. A pandemia não acabou: proteja a si mesmo e as pessoas ao seu redor tomando as precauções apropriadas, como lavar as mãos, manter o distanciamento social e usar máscara. Siga os conselhos da autoridade local de saúde. Nós estamos aqui por vocês. Esse é um apelo do Hospital de Caridade de Carazinho. Cuide-se!

 


Siga-nos!