HCC

Além de suprir as necessidades impostas pela pandemia de Covid-19, o HCC segue investindo na modernização de sua estrutura física e tecnológica

20/05/2020

Em relação à atualização tecnológica, entre os meses de janeiro e abril de 2020, foram adquiridos diversos equipamentos que permitem a realização de novas técnicas e tratamentos médicos.

Além da aquisição de equipamentos e materiais médico-hospitalares que visam auxiliar no combate ao novo coronavírus, o Hospital de Caridade de Carazinho segue investindo na qualificação de sua estrutura física e tecnológica, por meio de recursos provenientes de emendas parlamentares, destinadas à instituição antes do decreto de pandemia.

Entre as melhorias em estrutura física, continua em desenvolvimento a reforma realizada na Unidade de Internação Clínica destinada a pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS, também denominada Posto 4. A obra compreende 30 leitos de internação, acomodados em 16 quartos e enfermarias, além de depósitos de materiais, espaço para lanche dos funcionários, sala de prescrição médica, posto de enfermagem, banheiros, copa e espaço de circulação.

Em relação à atualização tecnológica, entre os meses de janeiro e abril de 2020, foram adquiridos diversos equipamentos que permitem a realização de novas técnicas e tratamentos médicos, tais como: um conjunto instrumental para procedimentos da cirurgia torácica; um equipamento com Sistema Piezoelétrico, para utilização em cirurgias de base mandibular e buco-maxilo-facial; um ventilador de suporte respiratório com software de acompanhamento; e um equipamento para avaliação e procedimentos oftalmológicos.  

Além disso, estão previstos para serem adquiridos, ainda em 2020, um Aparelho de Anestesia, um Bisturi Elétrico, uma Mesa Cirúrgica Elétrica Completa e um conjunto instrumental para cirurgias de face – todos equipamentos para o Centro Cirúrgico -, bem como, uma Centrífuga Laboratorial e de uma Câmara de Conservação de Vacinas, para o Serviço de Hemoterapia.

Todos esses equipamentos compreendem um investimento de aproximadamente R$400 mil.

Entre as obras em execução e planejamento, ainda, estão a construção de uma nova e moderna estação de tratamento de efluentes e algumas adequações estruturais de acordo com as novas regras do plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio - PPCI.

Investimentos que visam o enfrentamento da Covid-19

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Hospital de Caridade de Carazinho recebeu auxílio financeiro de diversas entidades, empresas e pessoas da comunidade, além de lideranças políticas locais e estaduais. Esses recursos, que totalizam, aproximadamente, R$700 mil, foram investidos, integralmente, na compra de equipamentos, insumos, materiais médico-hospitalares e Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, essenciais para a segurança dos profissionais que atuam na instituição.

Visando equipar o HCC para o enfrentamento do novo coronavírus, portanto, foram adquiridos e recebidos, nos últimos meses: quatro Respiradores Pulmonares, 18 mil máscaras descartáveis, dois Respiradores Pulmonares Não-invasivos, um aparelho de Cardiotocografia, três Carros de Emergência, cinco Mesas Auxiliares, um Cardioversor com Desfibrilador, cinco Monitores Multiparamétrico, dois Vídeos Laringoscópios, sete Oxímetros, uma Máquina de Osmose, quatro Termômetros Infravermelhos, um Cufômetro, além de Luvas, aventais, máscaras, frascos de aspiração, ambus e componentes de BIPA.

Vale ressaltar, ainda, que alguns recursos já anunciados por parlamentares ainda não foram efetivamente repassados à instituição de saúde, pois a destinação de recursos públicos envolve procedimentos específicos previstos na legislação.  


Siga-nos!