HCC

O HCC está preparado para esse enfrentamento

03/04/2020

Afirmação é do presidente do Hospital de Caridade de Carazinho, Jocélio Cunha, que destaca as parcerias que vem possibilitando a instituição qualificar a sua estrutura para o combate da Covid-19

Até o final da tarde desta sexta-feira, dia 03, o município de Carazinho não possuía nenhum caso confirmado da Covid-19. Mesmo assim, desde as primeiras notícias da chegada do coronavírus no Brasil, o Hospital de Caridade de Carazinho, já iniciou uma grande mobilização para estar devidamente preparado para o atendimento de pacientes acometidos pela doença. De acordo com o presidente do HCC, Jocélio Cunha, o fato de hoje o Hospital contar com uma estrutura condizente com a gravidade da situação, se deve, principalmente, a dois fatores: as parcerias firmadas com o poder público e comunidade e o empenho e dedicação dos colaboradores da instituição. Entre as parcerias, Jocélio cita o trabalho conjunto que vem sendo feito com a Prefeitura de Carazinho, através do Executivo com um canal constante de diálogo com o prefeito Milton Schmitz, e também com as equipes da secretaria de Saúde. Além disso, o presidente destaca o apoio que o Hospital vem recebendo do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. “Com as parcerias que firmamos, foi possível montarmos um Posto Especial de Isolamento para pacientes acometidos pela doença, e ainda adquirir equipamentos tanto para atendimento como para proteção de nossos profissionais”, salienta Jocélio, lembrando também da ação das “vaquinhas on line” realizadas pela comunidade, cujos valores arrecadados estão sendo fundamentais no sentido de garantir que o Hospital esteja preparado para pacientes que apresentarem maior gravidade nos sintomas.

O Diretor Técnico do HCC, Darlan Lara, lembra que desde antes do Carnaval, o Hospital já vinha se articulando com a Secretaria Municipal de Saúde e a UPA, avaliando os dados disponíveis e avaliando a evolução do quadro, com vistas a planejar e preparar os serviços de saúde da cidade. “Neste processo, a compreensão e o apoio recebidos do Executivo Municipal e das Secretarias Municipais, especialmente, a da Saúde merecem registro e aplausos”, afirma o médico, que faz questão de agradecer o apoio da comunidade. “Cabe enaltecer e agradecer, imensamente, a diferentes movimentos espontâneos e voluntários surgidos na comunidade que se mobilizaram para buscar equipamentos de proteção individual, recursos financeiros, materiais e equipamentos médico-hospitalares. Muitas pessoas doaram, além de dinheiro, seu tempo, seu trabalho. A todos e a cada um, o muito obrigado de cada uma das pessoas que fazem o HCC, Direção, Corpo Clínico e Funcionários”, ressalta.

Lara também destaca o trabalho do grupo de médicos do Corpo Clínico que se organizou para fazer frente à avalanche de informações, publicações e demandas, estruturando protocolos e fluxos, discutindo casos e construindo condutas em conjunto. Segundo o Diretor, neste momento, esse grupo tem sido fundamental para assegurar que o HCC esteja preparado para o enfrentamento dos potenciais cenários da pandemia.  “A nossas equipes, de Enfermagem, de Sanificação, de Nutrição, de Atendimento e Segurança, de Rouparia e Lavanderia, da Administração e Diretoria, fica o eterno agradecimento e reconhecimento pelo trabalho e dedicação, diuturno e ininterrupto. Respeito e admiração representam este Hospital”, conclui.

                Para o prefeito Milton Schmitz, é somente com o comprometimento de todas as forças envolvidas, que o município poderá fazer enfrentamento à pandemia, caso venham se confirmar casos em Carazinho. “Quero agradecer o empenho que o HCC vem demonstrando nos últimos anos, no sentido de qualificar a sua estrutura de atendimento, e que hoje permite que estejamos capacitados para atender a nossa população nesse momento tão difícil”, afirmou o Prefeito, complementando que o desafio é grande, mas que o esforço conjunto irá permitir que o município atravesse essa crise.


Siga-nos!