HCC

Capacitação sobre o novo coronavírus é realizada no HCC

04/03/2020

Além dos profissionais que atuam em funções de gerência, coordenação e supervisão, colaboradores das equipes de Enfermagem e dos setores de Recepção e Internações do hospital, também estavam presentes profissionais das Unidades Básicas de Saúde e da UPA.

Foi realizada nesta quarta-feira (04), no Salão Nobre do Hospital de Caridade de Carazinho, uma capacitação sobre o Plano de Contingência do novo coronavírus – COVID-19, elaborado pelo HCC, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

Participaram da atividade, os profissionais que atuam em funções de gerência, coordenação e supervisão, além de colaboradores das equipes de Enfermagem e dos setores de Recepção e Internações do hospital. Também, estavam presentes profissionais das Unidades Básicas de Saúde e da UPA.

O treinamento – realizado em dois horários – contou com explanações da secretária de saúde de Carazinho, Anelise Almeida; da enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do hospital, Inara Câmara da Cruz; da enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Carazinho, Márcia Smaniotto, do diretor técnico da UPA Carazinho, Luiz Gustavo Espanhol; do médico responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Wernher Schwambach; e da enfermeira coordenadora da Atenção Básica, Denise Dal Ri.

Durante a abordagem, eles relembraram como ocorreu o início o surto desse novo coronavírus, na cidade de em Wuhan, na China, e como, rapidamente, a doença se espalhou pelo mundo, devido a sua forma de transmissão, que acontece de pessoa para pessoa. Também, apresentaram as características do vírus, detalhando as medidas de prevenção e os sintomas que podem indicar a presença do COVID-19 no organismo.

De forma aprofundada, então, os palestrantes elencaram as medidas descritas no Plano de Contingência, que visam a prevenção e o controle da disseminação do vírus nos serviços de saúde. Tais medidas incluem a desinfecção mais frequente das bancadas, maçanetas, corrimões, teclados e telefones; e a higienização constante e correta das mãos; o cuidado de manter os ambientes ventilados; e o monitoramento da entrada ou saída de pessoas com sintomas gripais.

Além disso, os profissionais foram orientados quanto à conduta que deve nortear o atendimento dos casos suspeitos, desde a chegada do paciente no serviço de saúde. Entre as ações, estão o uso dos equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas, aventais e óculos; o isolamento do paciente, domiciliar e hospitalar; a prioridade de atendimento; a comunicação aos serviços de apoio, para que tomem as precauções; bem como, a orientação ao paciente acerca das medidas de etiqueta respiratória, para evitar a proliferação do vírus. 

Após as explicações, ainda, os enfermeiros e médicos participaram de uma capacitação para a coleta do exame com a Enfermeira Inara Cruz da CCIH do HCC. Os participantes receberam, também, a tarefa de transmitir essas informações às suas equipes de trabalho, de modo que todos possam contribuir com a prevenção da disseminação doença.


Siga-nos!