HCC

Novos estagiários do curso Técnico em Enfermagem da Escola Sorg são recepcionados no HCC

29/07/2019

Na ocasião, os estudantes também receberam orientações gerais sobre a instituição de saúde

O Hospital de Caridade de Carazinho recepcionou, nesta segunda-feira (29), os estudantes concluintes do curso Técnico em Enfermagem da Escola Cônego João Batista Sorg, que estarão desenvolvendo o estágio curricular na instituição de saúde, durante os próximos meses.

Inicialmente, os estudantes foram acolhidos pela gerente assistencial do HCC, Aline de Ávila, que desejou a todos as boas-vindas e apresentou as informações gerais sobre o hospital, como sua missão, abrangência, número de funcionários e leitos, além das especificidades de cada setor onde o grupo irá desenvolver o estágio.

Em seguida, a enfermeira Inara da Cruz transmitiu as orientações relativas ao Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, explicando sobre as placas de precaução e sobre a importância da lavagem frequente e correta das mãos. Também, falou sobre a atuação do Núcleo de Segurança do Paciente.

Após, ainda, a enfermeira auditora da instituição, Mari Bernhardt, falou sobre os registros de ações e procedimentos que devem ser realizados durante a evolução dos pacientes. E, por fim, a técnica em segurança do trabalho, Elisângela de Oliveira, instruiu os acadêmicos quanto ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e às exigências da Norma Regulamentadora nº 32 (NR 32), que estabelece medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde.

De acordo com a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem da Escola Sorg, Cleofa Simm Santos, esse será o primeiro contato prático dos estudantes com a assistência hospitalar. “Os estudantes serão divididos em quatro grupos e, em sistema de rodízio, irão passar por todos os setores assistenciais do hospital, sempre orientados e supervisionados por professores do curso. No total, são 520 horas de estágio”, ressalta.

Segundo ela, ainda, essa vivência prática é fundamental para a formação dos técnicos em enfermagem e o ponto alto do curso. “É a partir desse contato direto com o paciente que o estudante percebe se realmente fez a escolha certa e se está preparado para desempenhar essa função. É o auge do curso. Faz toda a diferença na sua formação”, enfatiza, salientando, também, a importância da parceria entre a Escola Sorg e o HCC.


Siga-nos!