HCC e UPF desenvolvem estudo sobre impacto da espiritualidade na qualidade de vida de pacientes com câncer de mama metastático
O estudo é coordenado pela professora Cristiane Barelli, do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), e conta com a colaboração do oncologista do HCC, Dr. Luciano Alt. Além disso, 11 alunos do 4º semestre do curso de Medicina da UPF integram a equipe de pesquisa, que já teve aprovação do Comitê de Ética.
O Hospital de Clínicas de Carazinho (HCC) deu início à participação em um importante Projeto de Pesquisa que busca compreender de que forma a espiritualidade e a religiosidade impactam na qualidade de vida de pacientes com câncer de mama metastático.
O estudo é coordenado pela professora Cristiane Barelli, do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), e conta com a colaboração do oncologista do HCC, Dr. Luciano Alt. Além disso, 11 alunos do 4º semestre do curso de Medicina da UPF integram a equipe de pesquisa, que já teve aprovação do Comitê de Ética.
Apresentação no HCC
Na última quinta-feira (04/05), a equipe esteve no HCC para apresentar o projeto e alinhar estratégias com a administração e demais setores do hospital. A professora Cristiane destacou a importância do encontro:
“Esse estudo vem sendo construído desde o início de 2025, com a padronização metodológica para coleta de dados. O encontro de hoje foi muito rico e significativo, pois o HCC nos acolheu e nos permitiu apresentar o projeto. Ao longo do período previsto, realizaremos entrevistas com 60 pacientes, das quais duas já foram iniciadas”, explicou.
Humanização do cuidado
A coordenadora reforça que a pesquisa vai além da produção científica. Os resultados esperados poderão subsidiar o próprio serviço hospitalar, indicando de que forma a espiritualidade pode ser abordada no cuidado das pacientes.
“O estudo mostra que cuidar de um paciente é muito mais amplo do que tratar a doença. É necessário olhar para a pessoa como um todo, especialmente em um contexto tão desafiador como o do câncer metastático”, ressaltou Cristiane.
Olhar ampliado da oncologia
Para o oncologista do HCC, Dr. Luciano Alt, a pesquisa é mais um passo em direção à humanização do atendimento oncológico.
“Trazer este projeto para Carazinho é ampliar o alcance do que já vem sendo trabalhado em outros centros. O estudo integra ciência, ensino e cuidado, trazendo benefícios para nossas pacientes. Falar sobre o câncer de mama é, por si só, terapêutico, e ao unir espiritualidade e humanização, reforçamos o propósito da nossa atuação”, afirmou.
Próximos passos
As entrevistas seguirão nos próximos meses com as pacientes selecionadas. A expectativa é de que os resultados ajudem a ampliar o conhecimento científico sobre o papel da espiritualidade na saúde, ao mesmo tempo em que fortaleçam as práticas de cuidado humanizado no HCC e na região.
![]() |
Notícias Relacionadas
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|






