HCC

Neurocirurgia: HCC realiza cirurgia inédita no tratamento de doenças como Parkinson e tremor avançado

15/01/2024

A Estimulação Cerebral Profunda (DBS) é um tratamento cirúrgico para controlar sintomas de distúrbio do movimento, explica o neurocirurgião Dr. Rafael Espanhol, ressaltando que ela geralmente é usada para tratar pessoas com doença de Parkinson e tremor essencial avançado, cujos sintomas não são mais controlados por medicação.

Os novos procedimentos e novas cirurgias estão constantemente sendo realizadas no Hospital de Clínicas de Carazinho. Nesta segunda-feira (15), a equipe da Neurocirurgia realizou uma cirurgia inédita na região, de alta complexidade e que possibilita avanços notórios no tratamento de doenças como Parkinson e tremor essencial avançado, por exemplo. A cirurgia foi realizada pelo neurocirurgião do HCC, Dr. Rafael Espanhol, pelo neurocirurgião funcional Dr. Paulo R. Franceschini, pela anestesiologista Dra. Cheila Farias de Freitas e pela equipe de enfermagem da instituição de saúde. Estiveram assistindo a cirurgia, os estudantes de Medicina que realizam os estágios curriculares no HCC. 

A Estimulação Cerebral Profunda (DBS) é um tratamento cirúrgico para controlar sintomas de distúrbio do movimento, explica o neurocirurgião Dr. Rafael Espanhol, ressaltando que ela geralmente é usada para tratar pessoas com doença de Parkinson e tremor essencial avançado, cujos sintomas não são mais controlados por medicação. “A DBS é um tratamento bem estabelecido, seguro e eficaz que ajuda a melhorar as experiências diárias e a qualidade de vida desses pacientes”, explica.

Segundo ele, o procedimento inclui um dispositivo médico implantado com o paciente acordado e que envia sinais para o cérebro. Os sinais ajudam a controlar as funções motoras afetadas pela doença de Parkinson, como tremor, lentidão e rigidez, bem como sintomas de distonia e tremor essencial. “Inserimos um ou dois fios isolados, chamados de eletrodos no cérebro. Os eletrodos são conectados ao estimulador (semelhante a um marca-passo), que é inserido sob a pele no peito. O dispositivo produz impulsos elétricos brandos que estimulam uma região específica do cérebro. Ela pode ajudar a regular os sinais no cérebro, resultando na melhoria dos sintomas de distúrbio do movimento”, disse.

O procedimento levou cerca de 8 horas de duração, é realizado em grandes centros hospitalares do Brasil e do mundo e seus principais benefícios são: melhora a qualidade de vida dos pacientes com Parkinson; minimiza o impacto dos sintomas da doença; diminui o uso de medicação; aumenta o tempo do efeito dos medicamentos; melhora os principais sintomas: tremores, rigidez e o excesso de movimentos involuntários (discinesias).

Centro Cirúrgico HCC

Desde 2017, o HCC realiza procedimentos cirúrgicos de alta complexidade diversas áreas, proporcionando à comunidade de Carazinho e região um atendimento qualificado, seguro e resolutivo, sem a necessidade de deslocamento a centros maiores. Em 2023, com a reestruturação do Centro, onde houve a compra dos equipamentos modernos e tecnológicos, a demanda em alta complexidade ficou ainda maior, pois através da disponibilidade da tecnologia, os profissionais buscaram trazer aos pacientes da instituição de saúde procedimentos seguros, tecnológicos e com rápido tempo de recuperação.

O presidente do HCC Jocélio Cunha, ressalta que a qualificação e excelência dos serviços prestados para toda comunidade regional, a qual é beneficiada com as cirurgias de alta complexidade, é o foco da Direção do HCC. “Queremos melhorar, cada vez mais, os serviços e a estrutura hospitalar, sendo que continuaremos investindo em novas tecnologias em diversas áreas. O HCC nos últimos anos vem investindo em instrumental cirúrgico para realização de grandes cirurgias o que permite aos cirurgiões aplicarem técnicas modernas e atrair pacientes da região para realizarem cirurgias complexas na instituição. Ficamos gratos ao Corpo Clínico do HCC por buscarem essas novas cirurgias e trazer tratamentos que ajudem a comunidade local e regional”, disse.


Siga-nos!