HCC

Administrador do HCC realiza visita ao Centro de Simulação Realística da UPF

05/05/2023

O Centro de Simulação Realística traz muitas possibilidades aos estudantes e profissionais da área da saúde. Em uma estrutura de 800m², o local possui consultórios, posto de enfermagem, salas de habilidades e três salas espelhadas. Essa estrutura permite o aprendizado em uma metodologia ativa chamada de debriefing

O administrador do Hospital de Caridade de Carazinho, Felipe Sohne, participou de uma visita ao Centro de Simulação Realística da Universidade de Passo Fundo (UPF), nesta quarta-feira (03).

 O Centro de Simulação Realística traz muitas possibilidades aos estudantes e profissionais da área da saúde. Em uma estrutura de 800m², o local possui consultórios, posto de enfermagem, salas de habilidades e três salas espelhadas. Essa estrutura permite o aprendizado em uma metodologia ativa chamada de debriefing. Nesse método, uma situação é simulada em manequins de alta fidelidade, que têm sinais vitais, emitem sons e podem ser tratados com equipamentos reais, como respirador e desfibrilador. Todo o atendimento é gravado, e, em seguida, os profissionais ou estudantes assistem e discutem suas condutas, o que faz com que cheguem mais preparados aos atendimentos reais.

O administrador, Felipe Sohne, avalia positivamente a estrutura e ressalta que toda essa tecnologia também pode ser utilizada pelos alunos que estão realizado os estágios curriculares no HCC e que certamente usam desses ensinamentos para melhor atender os pacientes. “É importante que tenhamos toda essa tecnologia disponível. É muito bom saber que tudo isso está aqui tão próximo e disponível para os estudantes, os quais podem vir a ser os nossos profissionais médicos ou da equipe assistencial. A parceria entre o HCC e a UPF só cresce, trazendo cada vez mais tecnologia e modernização para as instituições, que resulta em tratamento assertivo e qualificado para o paciente”, disse.

HCC e UPF

Desde 2011 o Hospital de Caridade de Carazinho é parceiro da UPF no processo de formação dos acadêmicos de Medicina. Essa relação – que iniciou com a oferta de estágios extracurriculares – se fortaleceu ao longo dos anos. Em 2020 essa parceria foi ampliada, com a implantação dos estágios curriculares na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia.

Além disso, o HCC recebe semanalmente, estudantes de outras graduações da UPF, como Nutrição e Psicologia, os quais optam em realizar na instituição de saúde, os estágios necessários para a conclusão de sua graduação.  

Fotos: Carla Vailatti

 


Siga-nos!