HCC

Paciente presenteia profissionais do Serviço de Hemodiálise

27/04/2023

A equipe do Serviço de Hemodiálise do Hospital de Caridade de Carazinho foi surpreendida pela atitude de carinho e amor da paciente Vera Lucia Rodrigues, de Sarandi. Ela produziu e entregou para os profissionais do setor, bonequinhas de amigurumi, as quais possuem as características idênticas de cada colaborador do setor

A equipe do Serviço de Hemodiálise do Hospital de Caridade de Carazinho foi surpreendida pela atitude de carinho e amor da paciente Vera Lucia Rodrigues, de Sarandi.  Ela produziu e entregou para os profissionais do setor, bonequinhas de amigurumi, as quais possuem as características idênticas de cada colaborador do setor.

Vera Lúcia foi diagnosticada com Doença Renal Policística e está na fila do transplante de rim. “Eu já sabia fazer crochê mas foi com a piora da doença que resolvi voltar a crochetar, pois estava com depressão e crises de ansiedade. Aí comecei a fazer bonecas de crochê pra presentear minhas filhas e netas. Levei para a Hemodiálise e a equipe de enfermagem adorou. Resolvi então fazer as bonequinhas com características de cada uma delas, em agradecimento ao carinho com que elas nos acolhem e nos cuidam”, explica Vera.

Ela ainda agradece ao Hospital de Caridade de Carazinho por ter assumido a gestão do Serviço de Hemodiálise, no início de fevereiro de 2023, uma vez que anteriormente esse serviço era terceirizado. “Nos deu a oportunidade de continuar o tratamento mais perto de casa. Agradeço a toda equipe pela paciência e competência. Obrigada”, finaliza.

Segundo a responsável técnica do Serviço de Hemodiálise, Marciane Silva, na rotina diária da Hemodiálise, a equipe presencia de forma muito positiva, aqueles pacientes que mesmo em tratamento, mantém algum tipo de trabalho manual, profissional ou de estudo, reduzindo os sintomas e, melhorando a qualidade de vida e adesão ao tratamento. “Nos alegra e torna ainda mais gratificante nosso trabalho ao recebermos uma palavra, um gesto de carinho, como a da paciente Vera, que nos presenteou com uma obra de arte em amigurumi, personalizada a cada um da equipe”, disse.

Serviço de Hemodiálise do HCC

A hemodiálise é um procedimento que realiza exatamente a função do rim em nosso corpo, retirando as substâncias tóxicas, água e sais minerais pelo auxílio de uma máquina. Naturalmente, os rins é que fazem este papel importante no corpo humano, limpando e eliminando por meio da urina, as substâncias ruins do organismo.

No ano de 2022, o Serviço de Hemodiálise do Hospital de Caridade de Carazinho realizou 11.546 sessões em pacientes vindos de toda a região. O Serviço possui 16 maquinas de hemodiálise trabalhando três turnos por dia, realizando cerca de 200 atendimentos por semana, uma vez que cada sessão dura em média 4 horas.  


Siga-nos!