HCC

HCC realiza Biópsia Cerebral guiada por neuronavegador inédita do Rio Grande do Sul

23/12/2022

A técnica oferece segurança e qualidade ao paciente, já que é considerado um procedimento minimamente invasivo e indicado para pacientes com alto risco devido a patologia cerebral.

Equipe de neurocirurgia do Hospital de Caridade de Carazinho realizou procedimento inédito no estado do Rio Grande do Sul, na manhã de sexta-feira (23), trata-se de uma Biopsia Estereotaxica Cerebral guiada por neuronavegador, ou seja, por imagem, realizada pelo neurocirurgião Dr. Rafael A. Espanhol, pela anestesista Cheila de Freitas e pela equipe de enfermagem do Bloco Cirúrgico do HCC.

A técnica oferece segurança e qualidade ao paciente, já que é considerado um procedimento minimamente invasivo e indicado para pacientes com alto risco devido a patologia cerebral. O objetivo do exame digital de imagem é a determinação do diagnóstico das lesões cerebrais com exata precisão através da inserção de uma agulha de biópsia guiado em tempo real por um aparelho chamado Neuronavegador, o qual localiza a lesão realizando o cálculo das coordenadas estereotáxicas em tempo real, para determinação do alvo da biópsia.

Segundo o representante empresa fornecedora do equipamento, Anderson C. Fleichmann, tal procedimento é o primeiro a ser realizado no estado do Rio Grande do Sul, mostrando assim a qualificação técnica ofertada aos pacientes do HCC.

O neurocirurgião, responsável pelo procedimento, Dr. Rafael Augusto Espanhol, realizou o treinamento para manipulação do equipamento durante especialização na Alemanha e tal equipamento é produzido por empresa desse país. “O grau de especialização que a medicina de Carazinho e do HCC apresenta, vem sendo motivo de muito entusiasmo aos profissionais de instituição, contando sempre com o apoio da direção do nosso hospital. Após o procedimento o paciente teve boa evolução, com previsão de alta hospitalar em 24 horas”, concluiu Espanhol.


Siga-nos!