HCC

Neurocirurgia realizada no HCC é referência para pacientes da região

08/12/2022

Há um ano atrás, em dezembro de 2021, os médicos do Hospital de Caridade de Carazinho: otorrinolaringologista, Dr. Gustavo Espanhol, os neurocirurgiões Dr. Rafael Espanhol e Dr. Matheus Balen, anestesista Dr. Caetano Sebastiany e a equipe de enfermagem da Instituição, realizavam a primeira cirurgia de retirada de tumor cerebral através do nariz, uma cirurgia minimamente invasiva. Na manhã de quarta-feira (07), a mesma equipe esteve realizando novamente a cirurgia no Centro Cirúrgico do HCC.

Há um ano atrás, em dezembro de 2021, os médicos do Hospital de Caridade de Carazinho: otorrinolaringologista, Dr. Gustavo Espanhol, os neurocirurgiões Dr. Rafael Espanhol e Dr. Matheus Balen, anestesista Dr. Caetano Sebastiany e a equipe de enfermagem da Instituição, realizavam a primeira cirurgia de retirada de tumor cerebral através do nariz, uma cirurgia minimamente invasiva.

Na manhã de quarta-feira (07), a mesma equipe esteve realizando novamente a cirurgia no Centro Cirúrgico do HCC. Segundo o otorrinolaringologista Dr. Gustavo, nesta cirurgia, de alta complexidade, os cirurgiões fazem o acesso por dentro do nariz, através de um aparelho de vídeo, acessando o local onde está localizado o tumor. “Essa cirurgia dispensa cortes externos e também diminui o tempo de internação na UTI, trazendo mais conforto ao paciente”, explica.

O neurocirurgião Rafael Espanhol, explica que após a primeira realizada em dezembro de 2021, o HCC já realizou em 2022, vários outros procedimentos de retirada de tumor pelo nariz, inclusive em pacientes vindos também de outras regionais, fazendo assim o HCC um centro de referência em alta complexidade em neurocirurgias. “É importante lembrar que o Hospital de Caridade de Carazinho está melhorando cada vez mais a estrutura para que seja possível realizar cirurgias de alta complexidade”, diz o Dr. Rafael.

Já a médica anestesiologista do HCC, Dra. Cheila Freitas, nos últimos anos o HCC vem se destacando positivamente no cenário da saúde no Estado por oferecer à população de Carazinho e região um número cada vez maior de procedimentos que até então só ocorriam em cidades maiores. “O Hospital investiu muito em equipamentos de alta qualidade que garantem a segurança dos pacientes no pré, trans e pós-operatório incluindo os cuidados em UTI quando necessário. Os procedimentos de alta complexidade na área de Neurocirurgia passaram a ser realizados no hospital, como: grandes cirurgias de coluna, carótida e tumores cerebrais... A alta tecnologia dos equipamentos aliadas à competência das equipes de médicos e colaboradores faz com que os pacientes possam ser atendidos aqui, ficando perto de suas casas, suas famílias, recebendo um atendimento humanizando, sem necessidade de recorrer à outros hospitais”, explica.

Reconhecimento

No dia 9 de dezembro a Câmara Municipal de Carazinho encaminhou aos cirurgiões do Hospital de Caridade de Carazinho, um oficio de aplausos pela realização da cirurgia. A proposição foi feita pela vereadora Janete Ross de Oliveira. “Como carazinhense, vereadora e presidente do Legislativo, torna-se inquestionável o reconhecimento em tê-los como Médicos Neurologistas em nosso município. Nobres Doutores, vocês nos enchem de orgulho por sabemos que Carazinho conta com profissionais como vocês dedicados a cuidar e salvar vidas”, relata.

Centro Cirúrgico do HCC

O Centro Cirúrgico do HCC possui cinco salas de cirurgia, das quais, quatro estão equipadas para atender a comunidade de forma eficiente, segura e humanizada. Nele, são realizados em média 350 procedimentos cirúrgicos por mês. Junto ao Centro Cirúrgico estão inseridos a Sala de Recuperação e o Centro de Materiais e Esterilização.

O Hospital de Caridade de Carazinho ainda está realizando investimentos na quinta sala cirúrgica, com equipamentos de última geração adquiridos para cirurgias de média e alta complexidade, elevando os padrões de qualidade e segurança. Além disso, irá otimizar o trabalho médico e demais profissionais, maximizando a assistência disponibilizada pela instituição de saúde.

Os recursos são oriundos do programa Avançar na Saúde, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e englobam: aparelho de anestesia importado dos EUA, foco cirúrgico, bisturi eletrônico, mesa cirúrgica, estativas de teto, climatização e foto UVC, o qual realiza o tratamento do ar e superfícies na desinfecção do ambiente. 


Siga-nos!