HCC

Coleta de sangue será realizada em Carazinho

17/10/2022

O Hospital de Caridade de Carazinho, juntamente, com a Prefeitura Municipal de Carazinho e o Hemopasso de Passo Fundo estarão disponibilizando à Carazinho e região a coleta de doação de sangue. Ela acontecerá no dia 22 de outubro (sábado), das 8h às 16h, em frente ao HCC. Na oportunidade serão disponibilizadas 120 fichas, as quais serão distribuídas por ordem de chegada

O Hospital de Caridade de Carazinho, juntamente, com a Prefeitura Municipal de Carazinho e o Hemopasso de Passo Fundo estarão disponibilizando à Carazinho e região a coleta de doação de sangue. Ela acontecerá no dia 22 de outubro (sábado), das 8h às 16h, em frente ao HCC. Na oportunidade serão disponibilizadas 120 fichas, as quais serão distribuídas por ordem de chegada.

Para doar o cidadão deve estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50kg, não estar em jejum, não ingerir bebida alcoólica 24 horas antes da doação e não ingerir alimentos gordurosos nas 04 horas que antecedem a doação. É preciso trazer documentos de identificação com foto (Carteira de identidade e ou motorista). Homens podem doar até 04 vezes ao ano e mulheres até 03 vezes ao ano.

Lembrando que não podem doar quem teve gripe ou febre nos últimos dias, quem recebeu transfusão de sangue nos últimos 12 meses, gestantes ou mães que estejam amamentado, pessoas que passaram por cirurgia de grande porte a menos de 06 meses, quem teve hepatite após os 10 anos de idade ou contato a menos de 06 meses, quem fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 12 meses, pessoas com HIV positivo. Quem fez a vacina da gripe impede a doação por 48 horas e também existem outros requisitos que são avaliados na triagem clínica.

Segundo a gerente assistencial Aline Vanessa de Ávila, esse é um momento muito esperado para o HCC, pois após o período de Pandemia as vindas do ônibus haviam sido suspensas. "A Agência Transfusional do HCC é responsável por todo o processo que envolve as transfusões de sangue realizadas na instituição de saúde: realização das provas de transfusão, a verificação da tipagem sanguínea, a própria transfusão de sangue para os pacientes, a solicitação das bolsas de sangue ao Hemopasso e o armazenamento do estoque de sangue. Ela atende todas as demandas clínicas, cirúrgicas, ambulatoriais e de urgências. Por isso a importância de manter os estoques, sendo que o sangue é um bem vital para os pacientes do HCC”, explica Aline, convidando a todos para participar desse ato de amor e solidariedade.

A secretária de saúde, Anelise Almeida, ressalta que é importante a parceria do HCC, Secretaria de Saúde e Hemopasso. “Estamos conseguindo novamente ter a coleta de sangue em nosso Município e este dia 22 é um grande dia de doação, de amor, de cuidado com as demais pessoas. Não percam a oportunidade de fazer sua doação de sangue”, convidou Anelise.  


Siga-nos!