HCC

HCC forma mais uma médica residente em Clínica Médica

12/07/2022

O Programa de Residência Médica em Clínica Médica do Hospital de Caridade de Carazinho, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, contou, nos últimos dois anos, com a médica residente: Sara Cardozo da Silva, a qual se despediu da Instituição no dia 12 de julho.

O Programa de Residência Médica em Clínica Médica do Hospital de Caridade de Carazinho, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, contou, nos últimos dois anos, com a médica residente: Sara Cardozo da Silva, a qual se despediu da Instituição no dia 12 de julho.

Natural de Porto Velho, em Rondônia, Dra. Sara é graduado em Medicina pelo Centro Universitário São Lucas, de Porto Velho. Ela salienta que o HCC foi uma agradável surpresa. “Aqui pude ampliar meus conhecimentos clínicos, sempre com o suporte e orientação dos meus preceptores, assim como das demais áreas quando assim necessário, além de adquirir um pouco de experiência na rotina hospitalar, que apenas tinha experimentado de forma muito superficial durante minha graduação”, disse.

Para ela, o principal ensinamento da residência no HCC foi se tornar mais humana e empática com o paciente e todos que estão junto a ele. “Não lidamos apenas com uma doença, mas com um paciente e familiares cheios de medos e incertezas. No momento tenho uma proposta para trabalhar em um ESF em Campo Bom, aqui mesmo no RS. Preciso me preparar para dar seguimento a minha formação”.

Dra. Sara ainda deixou um agradecimento a todos que de uma forma ou outra colaboraram para que ela pudesse hoje ser formada em Clínica Médica, pelo Hospital de Caridade de Carazinho. “Primeiramente agradeço a Deus, definitivamente se não fosse por Ele eu nem estaria aqui. A minha mamãe que sempre me apoiou, me ajudou, e entendeu minhas ausências por causa do dia a dia corrido. Aos meus queridos preceptores, que sempre estiveram disponíveis a ensinar, ouvir, aconselhar, e alguns momentos puxar a orelha, porque isso também faz parte do aprendizado. Sou muito agradecida a eles por tudo. Aos meus colegas de residência, que foram, cada um a sua maneira, essenciais nessa formação.  A todos da equipe hospitalar que tive a oportunidade de conviver, conversar, dividir momentos, meu muito obrigada. Por 2 anos essa equipe me abraçou e me acolheu, fizeram meus dias mais leves quando eu precisei, me ajudaram, me orientaram, e eu realmente sentirei falta de todos”, conclui.

O presidente do hospital, Jocélio Cunha, ressalta que através do programa, o HCC disponibiliza seu campo de prática para que os profissionais aperfeiçoem seus conhecimentos, com a preceptoria dos médicos do seu corpo clínico. “É mais uma etapa concluída e nós do HCC nos sentimos plenamente realizados com mais está conclusão. Para a Instituição significa muito, pois sabemos que os profissionais vêm de longe e escolhem o HCC para fazer sua residência. Isso faz com que continuemos buscando parcerias para gerar um atendimento de excelência e com profissionais capacitados”, disse.

 


Siga-nos!