HCC

HCC assume operação do SAMU Suporte Básico

01/10/2020

O Hospital de Caridade de Carazinho irá assumir a partir do dia 1º de outubro, a gestão da equipe assistencial do SAMU Suporte Básico de Vida, junto ao contrato já existente referente a equipe do SAMU Suporte Avançado, cuja a responsabilidade já vinha sendo do HCC.

O Hospital de Caridade de Carazinho irá assumir a partir do dia 1º de outubro, a gestão da equipe assistencial do SAMU Suporte Básico de Vida, junto ao contrato já existente referente a equipe do SAMU Suporte Avançado, cuja a responsabilidade já vinha sendo do HCC.

Na manhã de quarta-feira (30), esteve presente junto a Direção do HCC, a secretária de saúde municipal, Anelise de Almeida, para oficializar a transferência. Na oportunidade ainda esteve presente representando a SAMU, o enfermeiro responsável técnico Cleverson Metzdorf, o médico responsável técnico Felipe Vasconcelos e o médico da SAMU e também diretor do Corpo Clínico do HCC Felipe Piva. 

O presidente do HCC, Jocélio Cunha, ressalta que está é uma parceria de longa data, entre o HCC e o Município de Carazinho, e vem funcionando muito bem. “Até então fazíamos a gestão da equipe do SAMU Avançado que compreendem, condutores de ambulância, enfermeiros e médicos. Agora a nova equipe, de responsabilidade do HCC, compreende em condutores e técnicos de enfermagem para ambulância e também a motolância”, explica Jocélio.

A secretária Anelise salienta que esta demanda já era uma necessidade de todos, especialmente dos profissionais, mas que sempre foi muito gratificante para o município ter essa responsabilidade, uma vez que o SAMU é um serviço de extrema importância para Carazinho e região. “Essa união entre o SAMU, Básico e Avançado, fortalece muito o serviço oferecido. Somos uma referência na região em termos de SAMU. Agradecemos essa parceria e que bom que o HCC tem essa disponibilidade”, disse a Secretária.

SAMU Carazinho

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU é um serviço desenvolvido pela Secretaria de Saúde dos estados, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. Seu objetivo é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, que possa ocasionar sofrimento, sequelas ou, até mesmo, a morte.

Em situações de urgência e emergência, para solicitar o atendimento, basta ligar para o número 192. Essa ligação será direcionada à Central de Regulação Estadual de Urgências, localizada em Porto Alegre, de onde uma atendente irá solicitar algumas informações, como o motivo da ligação, nome, endereço, município e ponto de referência. A partir daí, a mesma ligação é repassada para um médico, que irá transmitir orientações ao solicitante. Enquanto isso, as ambulâncias do SAMU são acionadas para ir até o local e realizar o atendimento.


Siga-nos!