HCC

Reunião sobre os protocolos de tratamento aos casos de Covid-19 é realizada no HCC de Carazinho

19/06/2020

Participaram do evento - promovido pelo HCC, a Prefeitura Municipal e o Ministério Público, os prefeitos e os gestores de saúde das cidades pertencentes à Comarca de Carazinho, além daquelas que tem o HCC como referência hospitalar.

O Hospital de Caridade de Carazinho, a Prefeitura Municipal e o Ministério Público local promoveram, nesta sexta-feira (19), uma reunião para apresentar e debater protocolos de abordagem e tratamento aos casos de Covid-19. Foram convidados para o evento, por intermédio do promotor de justiça Paulo Estevam Araújo, os prefeitos e os gestores de saúde das cidades pertencentes à Comarca de Carazinho, além daquelas que tem o HCC como referência hospitalar.

Durante o encontro – realizado no Salão Nobre da instituição de saúde -, foram apresentadas, pelo HCC, através de seu diretor técnico, Dr. Darlan Lara, e da médica pneumologista, Dra Sílvia Senger, as estratégias e os protocolos adotados por Carazinho, visando ao enfrentamento do novo coronavírus, com especial atenção às ações de monitoramento e intervenção precoce, voltadas à preservação da vida e minimização de danos à saúde da população.

A proposta apresentada está embasada em experiências de outros municípios do país, que estão obtendo êxito no combate à Covid-19. Os protocolos propõem um tratamento precoce contra a doença, com um kit de medicamentos que são administrados desde os primeiros sintomas, além de procedimentos de profilaxia. Importante registrar que esses protocolos, preservam a liberdade do médico em prescrever ou não os fármacos, além da liberdade do paciente em aceitar tomá-los ou não.

De acordo com o diretor técnico do HCC, esse protocolo foi construído e adotado pela instituição, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Carazinho e com a UPA, desde o início da pandemia, tem sido continuamente atualizado, a cada nova informação científica, e apresentando bons resultados. Por isso, optou-se por compartilhar essas informações com os prefeitos e gestores de saúde dos municípios da região, a fim de que possam também traçar suas estratégias de enfrentamento à doença, reduzindo a ocorrência de novos casos e óbitos em nível regional.

Outro fator considerado importante para os resultados obtidos, até o momento, em Carazinho é a estruturação da rede de saúde. Por essa razão, durante o evento, a secretaria municipal de saúde detalhou a forma como as equipes estão organizadas e o sistema utilizado para o monitoramento do casos de Covid-19 e de seus contactantes.

Conforme o presidente do HCC, Jocélio Cunha, a instituição de saúde é referência para uma população de aproximadamente 200 mil habitantes, motivo pelo qual há uma preocupação com o panorama da pandemia em toda a região.   “Além de manter os números controlados de Covid-19 em nossa cidade, nos preocupamos com a evolução dos casos nos municípios da região, que acabam nos encaminhando os seus pacientes. O objetivo desse encontro, portanto, foi justamente compartilhar as informações obtidas pelos nossos profissionais médicos, por meio de pesquisas e analise de casos, a fim de alinhar as estratégias de enfretamento à doença”, comenta.  

Já o prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, enalteceu a atuação da equipe envolvida no atendimento e monitoramento dos casos de Covid-19. Segundo ele, o trabalho comprometido e dedicado de todos os profissionais, da saúde básica, da UPA e do HCC, tem sido essencial para o obtenção dos resultados positivos que o município tem apresentado, desde o início da pandemia.

Ao elogiar a rede de saúde estruturada pelo HCC, Secretaria de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que envolve, ainda, as unidades básicas e a vigilância sanitária, o promotor Paulo Estevam enalteceu a importância da disseminação das práticas e estratégias adotadas, a fim de que a situação da pandemia permaneça sob controle em Carazinho e nas cidades da microrregião, para que, além da preservação da saúde e da vida da população, seja preservada, também, a economia desses municípios.


Siga-nos!