HCC

Mobilização de Carazinho coloca o HCC como prioridade para receber novos leitos de UTI pelo Estado

01/05/2020

Com o intuito de agilizar a implantação desses leitos, tendo em vista o panorama da doença na cidade vizinha de Passo Fundo, o presidente do HCC, Jocélio Cunha, e o prefeito municipal, Milton Schmitz, reuniram-se, no fim de tarde de quinta-feira (30), de forma virtual, através de uma videoconferência com a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann.

O Hospital de Caridade de Carazinho está habilitado, dentro do plano de contingência estadual, para receber nove leitos de UTI, para atendimento exclusivo dos casos de COVID-19. Com o intuito de agilizar a implantação desses leitos, tendo em vista o panorama da doença na cidade vizinha de Passo Fundo, o presidente do HCC, Jocélio Cunha, e o prefeito municipal, Milton Schmitz, reuniram-se, no fim de tarde de quinta-feira (30), de forma virtual, através de uma videoconferência, com a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann.

Durante a reunião, que contou também com a participação do Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Dr. Fabiano Dallazen, o presidente do hospital apresentou à secretária a estrutura física que foi preparada para o recebimento desses nove leitos, enaltecendo, ainda, que o HCC possui profissionais capacitados para atuarem nessa nova unidade.

Lembrou, ainda, que a região de Passo Fundo foi classificada com a bandeira vermelha, dentro das diretrizes estaduais do distanciamento social controlado. Por essa razão, há uma preocupação por parte da comunidade de Carazinho com relação à disponibilidade de leitos de UTI para o atendimento dos casos graves de COVID-19, caso a situação continue se intensificando.

Após ouvir os relatos, a secretária Arita Bergmann detalhou as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo governo estadual para atender as demandas dos municípios. Segundo ela, o estado está aguardando a entrega de 235 novos leitos de UTI pelo Ministério da Saúde e, da mesma forma, está buscando adquirir todos os equipamentos necessários. “O problema não é a falta de recursos financeiros, mas, sim, a falta de equipamentos no mercado para aquisição. Assim que tivermos a disponibilidade de equipamentos para compra, nós iremos priorizar Carazinho, acima de tudo, porque conforme o novo modelo de distanciamento controlado, a cidade está em uma região com bandeira vermelha”, afirmou.

Concluída a reunião, prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, avaliou como muito positiva a conversa com a secretária estadual de saúde. “Entendemos que Carazinho está no contexto do estado do Rio Grande do Sul como uma prioridade. Com certeza, num futuro bem próximo, estaremos recebendo esses equipamentos. Para tanto, a reunião de hoje foi fundamental”, enfatizou.

O presidente do HCC, Jocélio Cunha, por sua vez, enalteceu a importância do apoio das lideranças locais e estaduais na conquista desses leitos de UTI, especialmente, do prefeito Milton Schmitz, da secretária municipal de saúde, Anelise Almeida, do procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Dr. Fabiano Dallazen, além dos representantes políticos em nível Municipal, Estadual e Federal. “Com a parceria de todas essas lideranças, temos certeza que, muito em breve, a comunidade de Carazinho e região será beneficiada com todos os equipamentos completos de uma UTI exclusiva para atendimento COVID-19”, destacou.

Fluxo de atendimento aos casos de COVID-19

Atualmente, o fluxo estabelecido pelo Estado do Rio Grande do Sul, relacionado ao atendimento dos casos de COVID-19, prevê que os pacientes que chegam ao HCC com sintomas graves, que levem à necessidade de internação em UTI, sejam encaminhados ao hospital de referência em Passo Fundo.

Conforme o diretor técnico do HCC, Dr. Darlan Martins Lara, os hospitais de referência possuem UTIs exclusivas para o atendimento dos casos de COVID-19, uma vez que não é possível misturar, em um mesmo setor, pacientes que possuem e não possuem a doença. “O HCC possui uma Unidade de Terapia Intensiva, com sete leitos de internação, todos equipados. No entanto, nela são atendidos pacientes com outras enfermidades, ou seja, é uma UTI verde (não COVID)”, ressalta.

Assim, se o paciente já chega em estado grave, todo o suporte é fornecido pelo HCC até que ele se estabilize e possa ser transferido, afinal, o hospital possui todos os equipamentos necessários para esse atendimento.  Caso o paciente não necessite de cuidados intensivos ou esteja estável, ele será internado e permanecerá em isolamento no HCC, na ala destinada exclusivamente para os casos de COVID-19.

Com a conquista dos novos leitos de UTI, portanto, os pacientes em estado grave poderão realizar todo o tratamento no HCC, sem necessidade de transferência para Passo Fundo.

 


Siga-nos!