HCC

14 de junho - Dia Mundial do Doador de Sangue

14/06/2019

Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos. Seja um doador de sangue!

Por que doar sangue?

O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Quando alguém necessita de uma transfusão sanguínea, pode contar, somente, com a solidariedade de outras pessoas. Por isso, a doação de sangue é um ato altruísta e totalmente voluntário.

Dependem desse ato solidário pessoas que se submetem a tratamentos planejados e intervenções médicas urgentes de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes e procedimentos oncológicos. O sangue é imprescindível, também, para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos.

Procedimento para doação:

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta de sangue, como os Hemocentros, para checar se você atende aos requisitos necessários para a doação. Existem impedimentos temporários e também impedimentos definitivos. No mais, basta estar imbuído pelo desejo de ajudar o próximo.

As bolsas de sangue utilizadas no Hospital de Caridade de Carazinho, por exemplo, são encaminhadas pelo Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso). Por isso, os doadores do município devem deslocar-se ao município vizinho para efetivar sua doação.

O Hemopasso fica localizado na Avenida Sete de Setembro, 1055. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 14h30min.

Requisitos para a doação:

* Ter idade entre 16 e 69 anos;

* Menores de 18 anos necessitam do consentimento dos responsáveis. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos devem ter realizado a primeira doação antes dos 60 anos;

* Pesar no mínimo 50 kg;

* Estar em boas condições de saúde;

* Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;

* Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

* Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial.

Quem não pode doar sangue:

* Quem teve gripe ou febre nos últimos dias;

* Quem recebeu transfusão de sangue nos últimos 12 meses;

* Gestantes ou mães que estejam amamentado;

* Pessoas que passaram por cirurgia de grande porte a menos de 06 meses;

* Quem teve hepatite após os 10 anos de idade ou contato a menos de 06 meses;

* Quem fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 12 meses;

* Pessoas que tem comportamento de risco em relação à  AIDS;

* A  vacina da gripe impede a doação por 48 horas;

* Existem também outros requisitos que serão avaliados na triagem clínica no dia da coleta.

Intervalo entre as doações:

Homens podem doar sangue de 2 em 2 meses, sendo, no máximo, 4 vezes ao ano. Mulheres podem doar de 3 em 3 meses, sendo, no máximo, 3 doações anuais.

Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.

O que é feito com o sangue doado?

Após a coleta, a bolsa de sangue é separada em componentes sanguíneos (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma). Esses componentes são liberados para uso somente após o resultado dos exames. As unidades que apresentam reatividade sorológica são descartadas. Uma única unidade doada pode beneficiar até quatro vidas.

Qual benefício em doar sangue?

O benefício para o doador é a satisfação de ajudar pessoas que não têm outra opção para a saúde - a não ser o sangue doado - e dependem de pessoas solidárias para seguir com a vida.

 

Por isso, doe sangue e multiplique atitude, saúde, esperança e amor ao próximo.

Com esse simples gesto você pode salvar vidas!

SEJA UM DOADOR!

 

*Fonte: Ministério da Saúde


Siga-nos!