HCC

Dia Mundial da Prematuridade: HCC investe em qualificação profissional, estrutura e equipamentos modernos para suprir a demanda

17/11/2022

Só na Maternidade do Hospital de Caridade de Carazinho, desde o início de 2022, foram 796 partos, destes, 97 foram prematuros. Dentre eles estão os nascimentos dos pequenos: Bento e Caetano Hauenstein, os quais nasceram no dia 26 de junho, com 29 semanas. Segundo a mãe Kely Rosa Costa, foi uma corrida contra o tempo, mas toda a equipe do HCC não mediu esforços para salvar os pequenos

O Dia Mundial da Prematuridade é comemorado em 17 de novembro desde 2008 e tornou-se um movimento intercontinental no qual inúmeros indivíduos e organizações de mais de 100 países unem forças com atividades, eventos especiais e se comprometem com a ação para ajudar a abordar a questão do nascimento prematuro e melhorar a situação dos bebês e de suas famílias.

Só na Maternidade do Hospital de Caridade de Carazinho, desde o início de 2022, foram 796 partos, destes, 97 foram prematuros. Dentre eles estão os nascimentos dos pequenos: Bento e Caetano Hauenstein, os quais nasceram no dia 26 de junho, com 29 semanas. Segundo a mãe Kely Rosa Costa, foi uma corrida contra o tempo, mas toda a equipe do HCC não mediu esforços para salvar os pequenos. “Hoje, meus filhos estão vivos graças ao atendimento primário da pediatra Dra. Michiline Souilljee e de toda a equipe do HCC. Fui muito bem atendida, naquele momento eu não tinha mais forças, era um misto de tensão, de ansiedade, de felicidade e de angustia. Quero agradecer a todos que pegaram na minha mão e que falaram palavras de carinho”, relata, ressaltando que hoje, com 4 meses, Bento e Caetano são a alegria da casa e estão com uma ótima saúde.

Kelly ainda fala que ser mãe de prematuros é muito diferente. “Toda mãe, no momento do nascimento idealiza pegar, dar de mamar, dar carinho... mas meus filhos não puderam ficar comigo. Então, ser mãe de prematuros é um misto de sentimentos, mas no fim tudo se resolveu, pois eu sempre tive muita fé. É o tempinho deles e nós como mães precisamos ter calma. Eles aprendem com nós e nós com eles.  As vezes o amor nasce antes do tempo...”, se emociona Kelly.

A gestação dura cerca de 38 a 40 semanas, quando o bebê nasce antes de 37 semanas é considerado prematuro. “A prematuridade vem aumentando nos últimos anos por várias razões e isso é motivo de preocupação para todos que estão envolvidos com o atendimento de recém nascidos. O bebê prematuro apresenta uma série de dificuldades ao nascer, desde a mamada ineficiente até dificuldade respiratória e por vezes necessidade de suporte respiratório em UTI Neonatal, entre outros problemas que podem ocorrer. Para atender essa população de micro bebês é necessário ter suporte respiratório, incubadoras, profissionais preparados e material em tamanho adequado às necessidades de bebês tão pequenos”, explica a pediatra Micheline Souilljee, ressaltando que é um desafio gigante, mas extremamente gratificante o resultado.  “É importante conscientizar as pessoas de um pré natal completo; desde o início da gestação, que detecte possíveis problemas evitando assim o parto prematuro”, finaliza.

Para a enfermeira obstetra da Maternidade do HCC, Érica Kimura, a equipe se qualifica constantemente para atender as demandas de casos prematuros no HCC, um exemplo disso foi o treinamento realizado ainda no mês de setembro, com as equipes da Maternidade e da Pediatria, sobre sistema de acesso vascular intraósseo, o qual proporciona soluções seguras, rápidas e eficientes para situações de acesso intravenoso difícil em casos de emergência, urgência ou tratamento médico dos bebes prematuros. “Desde o início da Pandemia, nosso hospital está com uma demanda maior de prematuridade e buscamos prestar um atendimento adequado. Como a UTI Neonatal mais próxima é em Passo Fundo, estamos realizando diversos treinamentos e adquirindo materiais e medicações para prestar o atendimento necessário até que se consiga um leito em UTI Neonatal. Os treinamentos tem feito com que a equipe trabalhe em conjunto e com qualidade.”, explica.

O Hospital de Caridade de Carazinho está investindo constantemente na capacitação de suas equipes, na estrutura física e na compra de equipamentos modernos, um exemplo é a reestruturação da Pediatria do HCC. “A nova estrutura pediátrica, reestruturada pela Instituição de Saúde em parceria com pessoas da comunidade e empresas carazinhenses, engloba os cuidados com os recém-nascidos e os bebês prematuros. Com os novos equipamentos que estão chegando, como por exemplo o baby puff - ressuscitador infantil usado nas salas de parto em casos de emergência - contribuirão ainda mais para esses atendimentos”, explica a gerente assistencial e enfermeira Aline Vanessa de Ávila, ressaltando ainda que o Dia Mundial da Prematuridade é de suma importância para disseminar as informações sobre a sensibilidade, individualidade e características que são muito peculiares aos bebês prematuros.


Siga-nos!