HCC

Padrão internacional de excelência: equipamentos da nova UTI do HCC são importados de países como Alemanha, Estados Unidos e Suécia

25/11/2021

Nos últimos anos a tecnologia hospitalar permitiu que a medicina intensiva conseguisse um melhor monitoramento dos pacientes, garantindo maior assertividade no tratamento. E foi pensando nisso, que o Hospital de Caridade de Carazinho contará com a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nos últimos anos a tecnologia hospitalar permitiu que a medicina intensiva conseguisse um melhor monitoramento dos pacientes, garantindo maior assertividade no tratamento. E foi pensando nisso, que o Hospital de Caridade de Carazinho contará com a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a qual será uma das mais modernas e equipadas UTIs do Rio Grande do Sul, com equipamentos adquiridos através de empresas líderes no mercado mundial, sinônimos de confiabilidade e de excelência em países como Alemanha, Estados Unidos e Suécia.

Segundo o diretor geral do HCC, Hélio Lütz, trabalhar com equipamentos de alta tecnologia é garantir diagnósticos e técnicas mais precisas, mais conforto e segurança ao paciente e menor tempo de atendimento. “É fundamental aplicar recursos atualizados e funcionais para oferecer um serviço de melhor qualidade, otimizando o trabalho dos médicos e outros profissionais de saúde. Além disso, é possível ampliar a capacidade de atendimento, realizar diagnósticos mais precisos e maximizar a assistência disponibilizada pela instituição”, explica Hélio, ressaltando que os equipamentos da nova UTI são de alta tecnologia, desenvolvidos para diagnóstico, tratamento, monitoramento, reabilitação e promoção da qualidade de vida.

Para o neurocirurgião Dr. Rafael Espanhol, a nova UTI será um divisor de águas na saúde de Carazinho e da região, devidas as oportunidades que ela trará. “Serão mudanças no aumento no número de leitos, que hoje é uma necessidade real da instituição, e uma melhora na oferta do atendimento, visto que ela ofertará equipamentos e materiais novos, resultando no aperfeiçoamento das equipes de enfermagem e médica”, explica Dr. Rafael.

Espanhol compara que, através de suas especializações realizadas em cidades de outros países como em Tübingen na Alemanha, São Francisco e Houston nos Estados Unidos, Milão na Itália e Toronto no Canadá, a nova UTI do HCC tem um padrão, o qual ele vivenciou nesses países, tanto do ponto de vista estrutural, sendo a do HCC ainda mais completa nesse sentido, quanto do ponto de vista funcional, de equipamentos. “A nova UTI não deixará a desejar comparando com as instituições de países de primeiro mundo. Ofertando uma estrutura muito parecida com esses locais e equipamentos mantendo o mesmo padrão, visto que os equipamentos da nova UTI também são oriundos de outros países. Podemos dizer que teremos uma UTI, em Carazinho, de primeiro mundo”, garante.  

A nova UTI receberá novas especialidades. Na neurocirurgia, por exemplo, ela irá agregar no sentido de que a instituição hoje já tem a realidade de oferta em procedimento de alta complexidade, tanto em cirurgias cerebrais, quanto da coluna, sendo que esses pacientes necessitam de atendimento complementar em UTI, explica Rafael. “Para minha área, em neurocirurgia, esse aumento da estrutura e da oferta de serviços será muito importante, visto que a especialidade vem crescendo com a realização de muitos procedimentos em alta complexidade”, finaliza.

Apesar de todos os aparatos essenciais dentro da nova UTI, o setor depende também do fator humano. Ou seja, a inovação tecnológica só será efetiva se a equipe for qualificada e apta para se beneficiar da potencialidade dos equipamentos. Pensando nisso, os colaboradores e gestores que atuarão na nova UTI do HCC irão realizar capacitações para atender essa demanda.  “O Setor de Educação Continuada da nova UTI, iniciou suas capacitações em 2020, com reuniões semanais acerca das portarias e resoluções que regem o funcionamento da terapia Intensiva no Brasil, que engloba recursos humanos, materiais, equipamentos e a política de humanização. Foram realizadas várias visitas em loco e estabelecido check list das ações”, explica a coordenadora de Educação Continuada do HCC, enfermeira Juliana M. Lara, garantindo que neste momento estão sendo revisados todos os protocolos assistenciais. “Posteriormente será definido a equipe assistencial para iniciar a Semana D - Capacitação e Treinamento.

Uma das preocupações da Direção do Hospital, foi garantir que está obra se torne referência, uma vez que toda a tecnologia investida, atualmente encontrada principalmente em instituições privadas, será destinada também para os pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente do HCC, Jocélio Cunha, ressalta que a nova UTI é uma obra construída há várias mãos, onde a Direção tomou a frente, juntamente com a equipe administrativa, planejando e efetivando a obra, levando várias empresas, entidades de classe, instituições, organizações e pessoas da comunidade, a acreditar nesse sonho também. “Ressaltamos a grande parceria com o deputado federal Márcio Biolchi, que acreditou na nossa capacidade, destinando aproximadamente R$ 4 milhões para essa obra. A nova UTI disponibilizará equipamentos de última geração, garantindo o monitoramento constante dos pacientes e a realização de diversas intervenções, inclusive de alta complexidade. Com certeza todos ganharão muito com essas novas instalações, as quais terão um alto padrão de excelência”, diz Jocélio.

Padrão de excelência

A obra civil iniciou em maio de 2017 e o prazo de conclusão é para o primeiro trimestre 2022. Com aproximadamente 500m², a nova UTI terá capacidade para 10 leitos de internação – 43% a mais que a unidade atual – sendo dois com pressão negativa para casos em que o paciente precise de isolamento respiratório, e seguirá modernos padrões de excelência, dispondo de equipamentos de última geração. A obra está localizada no pavimento superior do bloco da Unidade de Saúde Mental e será acessada pelo primeiro andar do prédio.

O investimento, que integra o planejamento estratégico de crescimento e modernização da instituição de saúde, é resultado de um convênio firmado com o governo estadual, por intermédio do deputado federal Márcio Biolchi. O investimento total é de aproximadamente R$ 4 milhões, compreendendo as obras de construção civil e a aquisição de todos os equipamentos.


Siga-nos!