HCC

Dia Mundial da Segurança do Paciente mobiliza profissionais de saúde e pacientes

17/09/2021

O Hospital de Caridade de Carazinho, desde 2013 possui o Núcleo de Segurança, com objetivo de criar estratégias para promover a segurança do paciente dentro da instituição hospitalar. Essas ações visam um atendimento com menos chance de ocorrência de eventos adversos como quedas, flebites (inflamações nas paredes das veias), problemas com identificação do paciente, entre outras.

Na 72ª Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. O propósito da data é mobilizar pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas, pesquisadores, redes profissionais e o setor de saúde para defender a segurança do paciente.

Diante disso, o Ministério da Saúde recomenda que o paciente deve envolver-se ativamente no seu próprio cuidado, perguntando sobre saúde (saúde segura começa com uma boa comunicação) e certificar-se de fornecer informações precisas aos profissionais de saúde sobre seu histórico de saúde na hora das consultas e atendimentos médicos. Já o profissional ou líder de serviços de saúde é importante envolver-se com os pacientes como parceiros em seus próprios cuidados, trabalhando juntos pela segurança do paciente, garantindo o desenvolvimento profissional contínuo para melhorar suas habilidades e conhecimentos em segurança do paciente e criar uma cultura de segurança aberta e transparente.

O Hospital de Caridade de Carazinho, desde 2013 possui o Núcleo de Segurança, com objetivo de criar estratégias para promover a segurança do paciente dentro da instituição hospitalar. Essas ações visam um atendimento com menos chance de ocorrência de eventos adversos como quedas, flebites (inflamações nas paredes das veias), problemas com identificação do paciente, entre outras. Essas estratégias se baseiam em seis protocolos:

→ Identificar corretamente o paciente;

→ Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde;

→ Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;

→ Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos;

→ Higienizar as mãos para evitar infecções;

→ Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão;

Entre as atividades estão: treinamentos, consulta pré-operatória de enfermagem, campanha contínua sobre higienização de mãos, check list da cirurgia segura, entre outros. Segundo a enfermeira responsável, Inara Câmara da Cruz, o Núcleo está dentro do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e desenvolve um papel importante nos cuidados com o paciente. “O Serviço do Núcleo vem ganhando muito espaço nos últimos anos, com ações que envolvem o cuidado com o paciente, não só na nossa Instituição, mas em várias outras, nas quais temos uma troca de conhecimento”, diz Inara.

As ações de promoção à Segurança do Paciente são pensadas, planejadas e realizadas, no intuito de ofertar um atendimento de excelência, qualidade e segurança para os pacientes que adentram nas instituições de saúde. “Diante dos protocolos, podemos trabalhar com nossos colaboradores, através de treinamentos e orientações, para que nossos pacientes tenham ainda mais excelência, qualidade no cuidado e segurança durante o período de internação hospitalar, tratamento cirúrgico e nos exames diagnósticos. Isso mostra o quão preocupadas as equipes do HCC estão com nossos pacientes”, conclui Inara.

 


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