HCC

HCC alerta: aumento de internações pela Covid-19 preocupa profissionais da saúde

16/02/2021

Para o diretor técnico do HCC, doutor Darlan M. Lara, nos últimos dias, pode-se observar um importante aumento por atendimento na tenda do HCC, bem como, de pacientes em observação, fazendo exames laboratoriais ou de imagem. “Isto gerou sobrecarga à equipe. Adicionalmente, as internações se multiplicaram. Estamos no pior momento da pandemia”, alerta Darlan.

Carazinho registrou nas últimas semanas, um aumento significativo nos casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Esse aumento preocupa autoridades e profissionais de saúde, pelo agravo da doença, resultando na procura dos serviços de saúde, o que gera uma desestabilidade no atendimento hospitalar.

Nesta terça-feira (16), o município registrou 3882 casos, sendo 3597 curados, e 233 casos ativos, o maior já registrado na Pandemia. Além disso, no Hospital de Caridade de Carazinho, principal centro de tratamento da Covid-19 na região, registra a lotação máxima em seus leitos de UTI, com 9 pacientes internados, e 16 pacientes em leitos clínicos, também o maior número já registrado na Pandemia.

Ainda na segunda-feira (15), cerca de 80 atendimentos foram realizados no Serviço de Triagem e na Emergência do Hospital de Caridade de Carazinho. Para enfrentamento da Covid-19 existe hoje no HCC o Serviço de Triagem Externa, espaço para atendimento de pacientes com doenças respiratórias na Emergência, 21 leitos clínicos e 9 leitos de UTI para pacientes com quadro grave de Covid-19, montadas juntamente com o Comitê Técnico Municipal, o qual têm como membros, além do HCC, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Ministério Público, Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Saúde.

Para o diretor técnico do HCC, doutor Darlan M. Lara, nos últimos dias, pode-se observar um importante aumento por atendimento na tenda do HCC, bem como, de pacientes em observação, fazendo exames laboratoriais ou de imagem. “Isto gerou sobrecarga à equipe. Adicionalmente, as internações se multiplicaram. Estamos no pior momento da pandemia”, alerta Darlan.

Darlan ainda salienta que os profissionais estão cansados, querendo voltar a alguma normalidade, mas, certamente, isso não está sendo possível agora. “O uso de máscaras, higienização frequente das mãos, distanciamento social e não aglomerar continua sendo essencial. Estamos muito próximos do limite seguro de atendimento. Aquele ponto no qual os recursos materiais e humanos já não possam garantir assistência a todos que necessitem. Fica o alerta. Cuide de si e de quem você ama. Respeite as medidas sanitárias preconizadas, não compareça a qualquer evento que represente aglomeração. Todos estamos expostos ao coronavírus e podemos levá-lo aqueles que mais amamos”, diz o Médico.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde também alerta sobre a sobrecarga nos serviços. “Estamos preocupados neste momento com esse aumento abrupto no número de casos ativos e de internações. Se compararmos os números de uma semana atrás, estávamos muito tranquilos em relação aos leitos na Unidade de Isolamento. Nos leitos clínicos ficamos até três dias sem internações e agora temos esse aumento. Pedimos a colaboração da comunidade. Todos nós temos nosso livre-arbítrio e não adianta cobrar só das autoridades, chegou à hora da comunidade fazer a sua parte e continuar/reforçar as medidas de controle”, diz a Secretária de Saúde Anelise de Almeida.

O presidente do HCC, Jocélio Cunha, ressalta que investir na estrutura e em equipamentos de qualidade vem sendo prática constante para melhor atender a população. Com as estruturas Covid-19 não foi diferente, mas precisamos estar cientes que para combater à Covid-19 precisamos agir em conjunto: autoridades, profissionais de saúde e comunidade. “A tecnologia de ponta na gestão hospitalar deve ser trabalhada constantemente para oferecer uma assistência médica e avançada de qualidade, com equipamentos, recursos diagnósticos e terapêuticos. A estrutura que construímos para receber os pacientes Covid-19, salvou muitas vidas e hoje, mesmo com nossa equipe vacinada precisamos manter ela em pé. A Pandemia não acabou”, finaliza.

 


Siga-nos!