HCC

Covid-19: Carazinho atinge mais de mil casos e HCC alerta para possibilidade de colapso no atendimento

09/10/2020

O número elevado de casos ativos no município preocupa os profissionais da saúde, uma vez que o possível agravo da doença em casos ativos pode resultar na procura dos serviços de saúde, podendo assim gerar um colapso no atendimento hospitalar, além disso casos assintomáticos podem transmitir o vírus para pessoas que poderão apresentar sintomas graves.

Na tarde desta quinta-feira (08), Carazinho registrou a marca de 1021 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Destes 1021, 163 casos estão ativos e 858 estão curados, o que corresponde a 84% dos casos no município. No Hospital de Caridade de Carazinho, até o momento foi registrado 20 óbitos de pacientes de Carazinho e 8 óbitos de pacientes de outros municípios. 

O número elevado de casos ativos no município preocupa os profissionais da saúde, uma vez que o possível agravo da doença em casos ativos pode resultar na procura dos serviços de saúde, podendo assim gerar um colapso no atendimento hospitalar, além disso casos assintomáticos podem transmitir o vírus para pessoas que poderão apresentar sintomas graves.

No início de setembro Carazinho teve uma diminuição do número de casos e nestas últimas semanas esse número vem aumentando expressivamente, o que é preocupante, pois existe um limite na capacidade de atendimento, não só de leitos de internação no HCC, mas também nas Unidades de Triagem Covid-19 e na UPA. Todos estes serviços estão trabalhando no limite, segundo a pneumologista, Doutora Silvia Chiodelli Senger. “Essa é a maior das preocupações. Não ter onde atender a população, não poder dar o atendimento que as pessoas precisam. Apesar de sabermos que alguns casos os sintomas são mais ‘tranquilos’, temos um número relativamente alto de complicações, mesmo em pessoas mais jovens, as quais acabam tendo que ficar internadas”, explica.

Houve um aumento de contaminação em jovens, isso é reflexo do aumento de aglomerações e festas. “Esses jovens adoecem, muitas vezes assintomáticos, e acabam levando o vírus para dentro de casa e também para o ambiente de trabalho. Esse senso de responsabilidade precisa existir. Como muita coisa está sendo liberada, restaurantes e praças, e as pessoas estão saindo mais”, diz a Pneumologista.

Silvia ressalta ainda que esse aumento pode ser um reflexo dos feriados, onde as pessoas acabam se aglomerando. Ela ainda alerta a população para o próximo feriado que está chegando. “Manter os cuidados básicos, uso de máscara, não dividir bebidas, como por exemplo o chimarrão, e evitar aglomerações, porque é ali que as pessoas se contaminam”, diz.

 Fica um apelo para que as pessoas sigam com os cuidados, principalmente pelo limite de atendimento, pelas pessoas que tem uma complicação maior e ainda para que procurem atendimento, se não melhorou em dois dias volte ao atendimento... “Precisamos também evitar a internação, pois ela é o último passo, onde o paciente vai ter um cuidado muito maior e especializado. Precisamos evitar isso”, conclui Silvia, salientando que tudo começa pelos cuidados. “Teve sintomas, procurar atendimento precocemente. Além disso, a população precisa ter respeito. Está com sintomas não saia de casa, não circular, cumprir com o isolamento e avisar as pessoas que entrou em contato para que se atentem ao sintomas. Hoje gripe é Covid-19”, alerta.

A secretária de Saúde, Anelise de Almeida, também ressalta a preocupação com esse aumento nos números, os quais resulta também no aumento de casos ativos em circulação. “Estamos nos mobilizando para atender a todos. Todos os serviços estão funcionando para que possamos atender da melhor forma possível as pessoas nessa faze do pico da doença em nosso município. Estamos conseguindo atender com êxito neste período de pandemia, mas fizemos o apelo para que todos possam se conscientizar e cuidar de si próprios neste momento”, disse a Secretária.  

Na manhã de sexta-feira (09), o HCC possui 8 pacientes internados na UTI COVID-19, sendo 1 suspeito e 7 confirmados, e 10 pacientes em leitos clínicos, sendo 3 suspeitos e 7 confirmados. O HCC disponibiliza, 9 leitos de UTI Covid-19 e 21 leitos Clínicos para Covid-19.


Siga-nos!