HCC

Curso sobre Gestão de Relacionamento envolve profissionais de diferentes setores do HCC

28/02/2019

Ministrada pela Líder Coaching e Team Coaching, Ana Paula Schmitz, da empresa Insight Positivo – Coaching e Aprendizagem Organizacional, a capacitação foi destinada aos profissionais que atuam nos setores de Internações, Recepção, Tesouraria e Lancheria, além das equipes de secretárias e copeiras do HCC.

Os profissionais que atuam nos setores de Internações, Recepção, Tesouraria e Lancheria, além das equipes de secretárias e copeiras do Hospital de Caridade de Carazinho, participaram, nos dias 27 e 28 de fevereiro, de um workshop sobre Gestão de Relacionamento, ministrado pela Líder Coaching e Team Coaching, Ana Paula Schmitz, da empresa Insight Positivo – Coaching e Aprendizagem Organizacional.
Com duração de oito horas, a capacitação foi organizada em quatro módulos: O autoconhecimento como alicerce para a gestão de nossas emoções; Inteligência emocional: uma nova competência?; Comunicação como ferramenta para estabelecer relacionamentos; e Conflito: ajuda ou atrapalha?.
Em cada um deles, os profissionais foram estimulados a relacionar os conceitos abordados com suas vivencias cotidianas, a fim de encontrar formas de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos – especialmente no que tange o atendimento à comunidade e o relacionamento com os colegas de trabalho, conforme destaca a gerente institucional do HCC, Larissa Rosa Giacomelli. “Nosso objetivo foi oferecer aos colaboradores a possibilidade de aprimorar as suas habilidades de atendimento e a empatia para com a sua equipe e, principalmente, para com os pacientes do hospital”, salienta. 
No primeiro módulo, portanto, a palestrante explicou a forma como o cérebro humano reage em situações de medo e diante de atividades habituais, ou seja, realizadas de forma automática. Além disso, enfatizou que cada pessoa percebe e entende os fatos de acordo com suas experiências anteriores. “Por isso, é importante conhecer a si próprio, compreender o que está sentindo e refletir sobre esse sentimento: o que eu estou pensando faz sentindo neste momento? Vai contribuir positivamente de alguma maneira? Isso é a gestão das emoções”, afirmou.
O conceito de Inteligência Emocional, conforme Ana Paula, também está relacionado à capacidade de reconhecer os próprios sentimentos; de lidar com eles adequadamente, de acordo com a situação; de reconhecer as emoções em outras pessoas; e de, a partir disso, qualificar os relacionamentos interpessoais. “Devido a sua importância, essa é uma das competências mais procuradas pelas empresas na atualidade”, ressaltou.
Ao enaltecer a comunicação como ferramenta de relacionamento, por sua vez, ela explicou que a transmissão de informações e significados ocorre através da palavra dita, da maneira como ela é dita e, inclusive, do comportamento corporal. “O que vocês gostariam de comunicar quando caminham? Como vocês gostariam de ser percebidos pelas pessoas?”, questionou, salientando, ainda, a importância da escuta e do diálogo no processo comunicativo. 
O conceito de aprendizagem e os fatores que, mesmo inconscientemente, dificultam a absorção do conhecimento – como o medo de parecer ignorante, a vergonha de demonstrar incompetência e a desconfiança no instrutor – também foram enfatizados durante a capacitação, além das estratégias para reconhecer e gerenciar os conflitos que, por ventura, ocorrem no ambiente laboral. 

HCC prioriza a formação continuada de seus colaboradores
Visando à excelência do atendimento aos pacientes, o HCC preocupa-se com a qualificação técnica, humana e de gestão de seus colaboradores. Por isso, proporciona, constantemente, às equipes dos diversos setores atividades de capacitação e atualização de conhecimento, a fim de desenvolver as competências específicas de cada função, fortalecer as habilidades coletivas e o relacionamento interpessoal. 
Esse curso, portanto, integra o cronograma de treinamentos de formação continuada oportunizados aos profissionais que atuam na instituição. Nesse caso específico, ainda, além de transmitir conhecimentos, com o intuito de aprimorar o atendimento aos pacientes, a atividade proporcionou aos participantes momentos de reflexão, descontração, integração e autoconhecimento. 

Sobre a palestrante
Ana Paula Schmitz possui formação na Arte & Ciência do Coaching e em Team Coaching pela Erickson Coaching International e formação Internacional em Coaching Executivo, Comunicação e Desenvolvimento de Liderança pela Leading Group Leonardo Wolk Company. Certificação de Facilitadora da Points of You. Graduada em Ciências da Computação com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
Como Coach palestrante, possui sólida experiência no processo de coaching individual e em processo de coaching de equipe, desafiando as pessoas a experimentarem novas percepções para criarem diferentes possibilidades, através do autoconhecimento. Sua grande paixão é promover o desenvolvimento das pessoas, instigando-as a buscar o seu melhor, suas realizações de maneira organizada, inspiradora e confiante. 
 


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