HCC

Todo cuidado importa: Janeiro Branco conscientiza a importância do cuidado com a mente

29/01/2021

Criada em 2014 por psicólogos de Uberlândia, cidade do estado de Minas Gerais, a Campanha Janeiro Branco tem como objetivo conscientizar a população e quebrar os tabus que envolvem aos cuidados com a mente. Neste ano, o tema “Todo cuidado importa” foi escolhido decorrente ao ano atípico de 2020, onde o mundo viveu o distanciamento social com a Covid-19.

Criada em 2014 por psicólogos de Uberlândia, cidade do estado de Minas Gerais, a Campanha Janeiro Branco tem como objetivo conscientizar a população e quebrar os tabus que envolvem aos cuidados com a mente. Neste ano, o tema “Todo cuidado importa” foi escolhido decorrente ao ano atípico de 2020, onde o mundo viveu o distanciamento social com a Covid-19.

Seja por vídeo chamada, ligações, mensagens, desde o cuidado com a alimentação equilibrada, exercícios físicos, e até o fato de conversar com pessoas de confiança sobre os sentimentos e emoções, são ações que podem contribuir para uma vida emocional mais saudável, explica o psicólogo clínico, Marcelo Graciano, juntamente com a psicóloga oganizacional Camila Jacoby. Deste modo, o Hospital de Caridade de Carazinho engajado nesta luta, disponibilizou a todos os colaboradores uma série de vídeos com dicas que podem auxiliar na manutenção para que todos também consigam cuidar de sua saúde mental.

“Gostaria que todos imaginassem uma folha em branco onde cada um pudesse escrever o que é saúde mental, conseguindo fazer isso atingimos um estado de equilíbrio, onde conseguimos proporcionar um bem-estar a nossa saúde mental. Um equilíbrio na nossa vida pessoal e profissional e ainda um bem-estar para a sociedade como um todo. Assim, aprendemos de maneira lúdica a lidar com nossas emoções, sejam elas positivas, como o afeto e a alegria, sejam elas negativas, como a tristeza, a raiva ou o medo”, explica Marcelo.

As fisioterapeutas Gabriela Vieira e Aline Ertel Ribeiro explanaram sobre a importância da atividade física na manutenção da saúde mental. “As atividades físicas já auxiliam na melhora da qualidade do sono, diminui o estres, previne várias doenças e também equilibra a produção hormonal, sendo um grande aliado na manutenção da saúde como um todo e no bem –estar”, explica Gabriela. A fisioterapeuta Aline passou alguns exercícios de respiração salientando a importância dessa prática para a redução do estresse, bem como da ansiedade e demais doenças.

Alimentação saudável e saúde emocional foi o tema do vídeo das nutricionistas do HCC, Anelise Kayser e Juliana Piva Paim. “Quando nós entendemos e compreendemos nossos sentimentos e emoções, nós entendemos nosso comportamento, por exemplo: quando estamos mais ansiosos temos a tendência de comer alimentos mais gordurosos e mais cheios de açúcar”, diz a nutricionista Juliana. Pensando nisso, elas trouxeram dicas sobre a importância de se hidratar tomando bastante água, de consumir alimentos ricos em fibras como a aveia, a linhaça e a chia..., e de consumir alimentos ricos em triptofano como a banana, o brócolis e o grão de bico. “Se você acrescentar esses alimentos no seu consumo no dia-a-dia você consequentemente vai ter uma melhora do bem-estar”, disse Anelise.

A enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19, Iara Pimental, relatou que muitas vezes os pacientes que internam na UTI, chegam sem conhecer o ambiente e longe de suas famílias, isso acaba fazendo com que a própria equipe se torne um pouco de família, os porta-vozes dos pacientes. “Temos que ter nossa saúde mental forte, saber como lidar com nossas emoções e com nossos medos. O vírus trouxe bastante mudanças em nossas vidas. Sabemos que não é a mesma coisa, falta o toque, o abraços, sair livremente... Temos que manter o equilíbrio”, disse.

O médico infectologista, Hugo Noal, salientou que mesmo após vacinados será preciso continuar com as medidas preventivas, pois o efeito das vacinas não é imediato. “As vacinas são a grande arma contra o vírus e as demais doenças infeciosas. Elas estão presentes em nossas vidas desde o nosso nascimento (...). As vacinas são seguras e eficazes contra esse agente infeccioso, o qual está colocando a nossa liberdade e nosso crescimento econômico em jogo”, salientou.

Por fim, o psiquiatra responsável pela Unidade de Saúde Mental do HCC, Marcus Dalsasso, falou sobre o protagonismo da ansiedade dentre as doenças mentais, seus sintomas, a importância de procurar atendimento e o tratamento. “A ansiedade é normal no ser humano, existe uma região do cérebro que interpreta as situações perigosas ou previne uma situação que vai ocorrer, liberando uma substancia que faz com que agimos melhor em determinadas situações. Um pouco de ansiedade causa benefícios, como a memória melhorada, força muscular, melhora da circulação. A ansiedade vira doença quando ela passa desse limite, quando as reações já são desproporcionais a situação perigosa. Ela passou do ponto”, alerta o Psiquiatra.


Siga-nos!